Agrishow 2016: ganhos de produtividade asseguram protagonismo do agronegócio na economia brasileira

Dados do Ministério da Agricultura estimam que a média anual de aumento do PIB da agricultura tem sido de 3,8%

08.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Mecânica de Comunicação

Há cerca de uma década, o agronegócio brasileiro tem se consolidado como o principal setor que sustenta a economia do país. Isso ficou confirmado, mais uma vez, com a recente divulgação do cômputo final do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015. Enquanto o PIB total nacional, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou uma retração de 3,8%, o da agropecuária cresceu 1,8% na comparação com 2014.

No caso dos dados do ano passado, a soma de toda a riqueza produzida pelo setor agropecuário alcançou a marca de R$ 263,6 bilhões. O IBGE aponta que o crescimento do agronegócio se deve principalmente ao desempenho da agricultura. Alguns produtos registraram aumento na produção, com destaque para as lavouras de soja (11,9%) e milho (7,3%). A cana-de-açúcar teve crescimento de 2,4%. Na pecuária, os abates de suínos cresceram 5,3% e os de frango subiram 3,8% em relação ao ano anterior.

Segundo dados de um estudo do Ministério da Agricultura, a média anual de crescimento do PIB da agricultura, tem sido da ordem de 3,8%. Tal expansão decorre, segundo analistas do setor, de um expressivo ganho de produtividade alcançado pela agricultura brasileira, resultado de uma verdadeira revolução que acabou por criar uma agricultura tropical inédita no mundo. Um dos indicadores desse avanço na produtividade é um dado histórico da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, apontando que a produção de grãos, que estava em 100 milhões de toneladas em meados de 1980, saltou para 209,5 milhões de toneladas na safra 2014/15. No mesmo período, a área plantada permaneceu praticamente a mesma.

Os ganhos de produtividade são um dos principais benefícios dos lançamentos que serão levados pelas mais de 800 marcas do Brasil e do exterior que estarão na Agrishow 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a ser promovida entre os dias 25 e 29 de abril, no município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento deve receber aproximadamente 160 mil visitantes, em uma área total de 440 mil m².

Considerada a maior vitrine de lançamentos e tendências no segmento, já estão confirmadas as presenças das principais marcas Tratores, Máquinas e Implementos Agrícolas, Agricultura de Precisão, Agricultura Familiar, Armazenagem (silos e armazéns), Corretivos, Fertilizantes e Defensivos, Equipamentos para Irrigação, Centros de Pesquisa e Universidades, Equipamentos de Segurança (EPI), Ferramentas, Financiamentos e Serviços Financeiros, Máquinas para Construção, Peças, Autopeças e Pneus, Pecuária, Produção de Biodiesel, Sacarias e Embalagens, Seguros, Sementes, Software e Hardware, Telas, Arames e Cercas, Válvulas, Bombas e Motores, Transportes (veículos, aviões, caminhões e utilitários), Associações de Classe, Revistas e Publicações Técnicas, entre outras.

A Agrishow 2016 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq– Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Mais informações:

AGRISHOW 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 25 a 29 de abril de 2016

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h
Ingresso: Em breve venda online – Menores de 14 anos somente acompanhados pelos pais e/ou responsáveis.
Aplicativo celular: Já disponível oara iOS e Android, é possível baixar no site do evento também.
www.agrishow.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024