AgroBrasília realiza Dia de Campo da Competição de Cultivares

A Competição de cultivares de soja da AgroBrasília é um atrativo de destaque da Feira, e seu resultado é esperado com grande expectativa pelos produtores

25.02.2016 | 20:59 (UTC -3)

O Dia de Campo da Competição, que será realizado dia 04 de março em frente à Coopa-DF, é uma oportunidade para que os produtores da região conheçam as melhores opções de cultivares de soja disponíveis no mercado.

A credibilidade da Competição deve-se ao tratamento isonômico dado pela equipe para cada parcela de soja. Elas foram plantadas na mesma época (nos dias 13 e 14 de novembro passado) e receberam, rigorosamente, os mesmos cuidados com adubação e aplicação de herbicidas. Por isso, os resultados de produtividade das cultivares obtidos nesses ensaios auxiliam os produtores na hora de decidir qual material plantar na próxima safra em busca de rendimentos cada vez melhores.

Carlos Vitor Silva, coordenador da Competição, destaca que “uma vez plantadas sob as mesmas condições de solo, manejo de pragas, adubação e condução, é possível avaliar as cultivares que possuem melhor capacidade de produção, maior resistência a doenças, menor acamamento e menor deiscência". Conhecer o desempenho de cada cultivar, de acordo com esses critérios, é de extrema importância para o produtor na escolha de qual material plantar em sua lavoura.

Segundo o agricultor e engenheiro agrônomo William Thomas, de Tabatinga, “o evento é importante porque nos auxilia na tomada de decisão quanto ao material a ser plantado, como e em que quantidade, de acordo com nosso terreno. Essa é a sua maior contribuição, porque não teríamos condições de fazer um teste tão completo e com tantas empresas. Plantei duas cultivares que vi lá e, aparentemente, está muito bonita a lavoura".

Em uma área de 15 hectares foram plantados trinta materiais, sendo dezenove variedades de soja RR Intacta e onze de soja RR. As empresas participantes desta edição são: Agro Vitória/Agroeste, Bayer, Brasmax, Coodetec, Nidera, Dois Marcos e Embrapa. A competição é patrocinada pelas empresas Dimicron, Koppert e Santa Clara. O resultado final da competição será divulgado no primeiro dia da AgroBrasília 2016, que acontece entre os dias 10 e 14 de maio.

O que: Dia de Campo da Competição de Cultivares da AgroBrasília 2016

Quando: 04 de março

Onde: Fazenda Triacca, BR 251, km 07 (em frente à sede da Coopa-DF)

Horário: 9h00

Realização: Coopa-DF e Emater-DF

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024