AgroBrasília realiza Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja

Neste ano, 15 empresas participam da competição

30.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Stela Zica

A AgroBrasília realizará, no dia 15 de fevereiro, a partir de 8h30, o Dia de Campo de Cultivares de Soja, uma competição tradicional que tem o objetivo de mostrar ao produtor os materiais trazidos pelas empresas, além de uma oportunidade de apresentar materiais de qualidade que se adaptam ao clima e ao solo da região.

A competição de cultivares, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), em parceria com a Emater-DF, auxilia produtores rurais na tomada de decisões para a próxima safra e integra as atividades da AgroBrasília, a maior e mais importante feira do agronegócio do Planalto Central.

A competição permite aos produtores conhecerem materiais plantados na mesma data, e com as mesmas condições. “Essa competição é muito importante, pois podemos avaliar os diversos materiais e nos auxilia muito na tomada de decisão dos materiais que serão plantados na próxima safra”, explica o produtor Paulo Roberto Bonato.

Neste ano foram plantadas 59 cultivares de soja, sendo 4 RR e 55 PRO-Intacta, plantados em 1º. de novembro de 2018 em uma área de mil m2 por cultivar.

A competição deste ano reúne 15 grandes empresas do agronegócio que apresentam o que há de mais novo no quesito tecnologia, qualidade e desenvolvimento da semente de soja. São elas: Agro Vitória/Grapa, Arena Sementes, Basf, Brevant, Coopadap, Dois Marcos, Embrapa, FT Sementes, Guaia, KWS, Macro Seeds, Mercantil Agrícola, Nidera Seeds (licenciamento), Nidera Sementes e Sementes WB.

Todas as cultivares recebem os mesmos cuidados em relação à adubação, à aplicação de herbicidas e ao tratamento do material, garantindo uma competição justa. Os resultados da competição, bem como os números, serão divulgados durante a Feira.

“Foram plantadas sementes de qualidade, com tratamento de sementes feito pela própria empresa participante. Várias cultivares já estão na fase reprodutiva R 5.3 e todos os materiais estão correspondendo muito bem, mesmo com a estiagem no mês de janeiro”, afirma Roberto Gonçalves, técnico agrícola da Coopa-DF.

O Dia de Campo está sendo patrocinado pelas empresas Bayer, Dimiagro Fertilizantes, KLF, Koppert do Brasil e Mosaic.

Serviço:

O que: Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja 

Quando: 15 de fevereiro de 2019, a partir das 8h30 

Onde:  Fazenda Triacca, BR-251, Km 07, em frente à Coopa-DF, no PAD-DF.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024