NOTÍCIAS

Agroclima PRO e Banco do Brasil apresentam perspectivas para o agronegócio brasileiro

Agricultores de todo o país têm uma nova ferramenta para pautar suas decisões no campo, o estudo Perspectivas do Agronegócio. Desenvolvido pela equipe de especialistas do Banco do Brasil, o levantamento conta com análises macroeconômicas e informações direcionadas para as principais culturas do país, como soja, milho, café algodão, entre outras. O estudo também traz as previsões climáticas para todas as regiões – de agosto a dezembro –, fruto da parceria com o Agroclima PRO, plataforma de agrometeorologia 4.0 da Climatempo. 

“O El Niño, que atuou no país até algumas semanas atrás, influenciou diretamente no clima. O segundo semestre deve ser marcado pelo atraso e pela irregularidade das chuvas, o que atrapalha bastante o desenvolvimento do campo. Recebendo essas informações com antecedência, o produtor tem tempo hábil para se preparar e traçar estratégias mais assertivas para aumentar a produtividade e a rentabilidade”, afirma João Castro, agrometeorologista do Agroclima PRO.

Esta é a primeira edição do estudo Perspectivas do Agronegócio, que tem como objetivo reforçar a parceria do Banco do Brasil com os produtores. “Temos uma parceria histórica com o campo. Possuímos mais de 240 técnicos especializados espalhados por todo país e uma riqueza de dados única. Analisando esse cenário, entendemos que era importante entregar aos agricultores um produto robusto que pudesse ajudá-los a guiar as principais decisões da safra”, explica Marco Túlio Moraes da Costa, diretor de Agronegócios do Banco do Brasil.

Disponível gratuitamente para download no link https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/agronegocios#/, o material reforça a parceria firmada entre a Climatempo e o Banco do Brasil na Agrishow, em maio deste ano. Durante a feira, as instituições assinaram um acordo para que a empresa de meteorologia fornecesse dados que auxiliassem na tomada de decisão dos usuários do Agrobot, plataforma de consultoria virtual do BB, que combina a expertise do banco com fontes externas para oferecer insights de negócio relevantes, de forma contextualizada, fácil e conveniente. 

O aplicativo tem como objetivo maximizar o resultado do produtor. Por meio de um questionário sobre sua atividade, ajuda a montar um plano financeiro (custos e receita) para acompanhar fatores climáticos e mercadológicos que possam afetar o planejamento. 

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura