Agroclima PRO e Metos Brasil lançam serviço integrado de agrometeorologia

O monitoramento do campo promete ser mais assertivo para tomadas de decisão e planejamento

18.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Leonardo Oliveira

O Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, se uniu a Metos Brasil, da área de monitoramento e soluções de inteligência para o agronegócio, para oferecer ao mercado uma solução integrada no ramo da agricultura inteligente, capaz de transformar o clima em melhor aliado do campo. A novidade será apresentada durante a 26º edição da Agrishow, que ocorre de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Com a parceria, o Agroclima PRO passa a receber informações em tempo real de todas as estações meteorológicas da Metos Brasil. Para os agricultores, além do benefício da integração, está a facilidade de adquirir os dois produtos em conjunto. “A união dessas soluções vai proporcionar a entrega de um serviço muito mais assertivo e eficiente para o produtor. Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em tecnologia de monitoramento para auxiliar a tomada de decisão e o planejamento no campo”, afirma o gerente de produto Agroclima PRO, João Castro.
 
Hoje as estações meteorológicas podem representar um grande ganho para o monitoramento local de áreas produtoras em todo o Brasil. Ou seja, podem ser usadas para aviso do início das chuvas e remodelagem dos maquinários e equipes de trabalho em campo. Com uma rede de monitoramento, as estações permitem, ainda, uma constante melhora nas previsões locais. “No Brasil, o número de estações é muito baixo. Um de nossos principais papéis é fomentar a expansão de equipamentos em funcionamento no país. Construindo um sistema integrado, será possível um monitoramento muito mais efetivo e preventivo”, diz o Diretor Executivo da Metos, Luciano Loman.

Informações que fazem a diferença no campo

O Agroclima PRO oferece previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, favorabilidade climática para o desenvolvimento de doenças, além de previsão do balanço hídrico e índice NDVI – Índice de Vegetação Normalizada -, obtido por meio da avaliação de imagens de satélite. Com o índice, o produtor consegue realizar um rápido diagnóstico que torna possível detectar as áreas com menor vigor vegetativo, identificando de forma rápida as áreas que estão sob ataque de pragas, doenças ou deficiência nutricional, permitindo assim correções pontuais.
 
O Agroclima PRO foi desenvolvido pelo Labs, Laboratório de Pesquisa & Inovação da Climatempo. O departamento segue trabalhando para trazer ao mercado novos produtos, tanto para o agronegócio como para outros segmentos, que apostem em tecnologias de ponta como a inteligência artificial (IA) e o machine learning. “Nossa equipe de experts criou uma metodologia de aprendizado das máquinas que prevê a precipitação no país em função das temperaturas do oceano”, explica Castro.
 
A técnica implementada utiliza imagens da temperatura da água do mar captadas por satélite. As informações podem beneficiar os produtores, já que são capazes de indicar se a temporada de chuva no período do plantio será favorável.  “Soma-se a isso a utilização do Radar Agro para operações agrícolas. A ferramenta de baixo custo possibilita aumentar o desempenho das máquinas no campo e mostrar com altíssima assertividade a quantidade de chuva por talhão”, afirma.
 
Conectado à plataforma Agroclima PRO, o Radar Agro, que oferece alertas de chuva para as próximas horas por setores da fazenda, permite que o produtor reduza custos diários, principalmente com um bom planejamento para as aplicações de defensivos. Após as chuvas, os produtores conseguem acompanhar pelo dashboard da ferramenta o mapa do acumulado de chuva hectare por hectare da fazenda. “Na prática é como se para uma fazenda de 20 mil hectares tivéssemos 20 mil pluviômetros coletando dados de chuva”, explica o gerente de negócios do Agroclima PRO, Vitor Hassan.

Tecnologia a favor da produtividade

As estações meteorológicas iMetos são fabricadas na Áustria e reconhecidas mundialmente por sua alta precisão e durabilidade. São completamente automatizadas e os dados coletados podem ser acessados pelo computador, tablet ou celular, com informações transmitidas via 3G/3G, Wi-Fi, Bluetooth, NB-IoT e LoRA.
 
A Metos está trazendo duas novidades para o mercado: a iMetos LoRain e o iMetos Mobilab ambos conectados ao Agroclima PRO. A iMetos LoRAIN possui sensores integrados de alta performance para a coleta de dados de precipitação, temperatura e umidade relativa. Sensores virtuais de velocidade do vento e radiação global também estão disponíveis, completando o pacote de informações necessárias para a condução assertiva e inteligente da lavoura.
 
A conexão das estações é feita através da tecnologia patenteada LoRa, que possibilita a comunicação independente entre diversas estações e um receptor central (Gateway), com baixíssimo consumo de energia e alcance do sinal de até 10 Km. Esta tecnologia também garante segurança dos dados, alta robustez à interferência na conexão e baixa manutenção do equipamento, sendo o suprimento de energia da estação garantido por uma placa solar de fábrica que trabalham com o mínimo de luz solar disponível, respeitando a sustentabilidade. O uso da tecnologia LoRA torna o equipamento uma escolha ideal para locais sem cobertura de sinal de celular, e o baixo custo permite que seja instalado em diversos pontos na fazenda.
 
Já o iMetos MobiLab é um equipamento para análise de nutrientes baseado em eletroforese capilar, é um laboratório de análises portátil que fornece indicações rápidas e precisas sobre os níveis de nitrato, amônia e sulfato do solo. Devido à versatilidade do método lab-on-a-chip, outros processos também já estão sendo desenvolvidos para a análise dos elementos fósforo e potássio. Além de análises de solo, com esta técnica é possível analisar a concentração destes nutrientes em plantas e água. Os dados medidos podem ser relacionados a coordenadas de GPS via aplicativo móvel (disponível para Android e iOS).
 
Serviço 

Climatempo na Agrishow

Quando: De 29 de abril a 3 de maio de 2019, das 8h às 18h

Onde: Estande C1A1 | Rod. Antonio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto (SP)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024