Agrofit agora é o sistema oficial de cadastro de defensivos

Mapa também criou núcleo para administrar informações do setor

11.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
MAPA

O Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit) foi instituído, por meio de portaria, como cadastro oficial de agroquímicos, produtos técnicos e afins registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também foi criado o núcleo responsável pela gestão do sistema.

O Agrofit começou a ser desenvolvido em 1988. O sistema pode ser acessado por marca comercial do produto, por cultura, por indicação, por ingrediente ativo e por titular do registro. Além disso, descreve as principais doenças, pragas e plantas daninhas que atacam os vegetais.

De acordo com a coordenação-geral de área de defensivos e afins do Mapa, o Agrofit é importante para garantir segurança ao produtor e proteção ao consumidor. O sistema permite, por exemplo, identificar os produtos registrados para controle de determinada praga e, ao mesmo tempo, verificar as condições de uso recomendadas.

A partir de agora, a gestão do sistema será compartilhada. O núcleo terá a responsabilidade de zelar pela adequação do Agrofit ao cadastro de defensivos, produtos técnicos e afins registrados no Mapa. Além disso vai acompanhar atualização do sistema e a qualidade das informações.

Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, o Agrofit será submetido a procedimentos de auditoria, a fim de verificar a confiabilidade dos dados, a performance, o cumprimento de requisitos legais e técnicos e as normas de segurança e documentação.

O núcleo gestor do Agrofit será composto pela Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins, Divisão de Avaliação e Registro, Divisão de Fiscalização de Agrotóxicos e Divisão de Resíduos de Agrotóxicos.

Veja aqui a portaria que trata da oficialização do Agrofit e da criação do núcleo gestor.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024