Agrometeorologia de precisão 4.0 é destaque da Climatempo na Tecnoshow Comigo

Maior empresa de meteorologia privada do País apresenta os resultados do Agroclima PRO, ferramenta exclusiva para controle da influência do tempo e clima na fazenda

10.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

A Climatempo, maior empresa privada de meteorologia do país, leva à 17ª edição da Tecnoshow Comigo, em parceria com a Agrosystem – companhia de tecnologia para a agroindústria –, seu serviço exclusivo de agrometeorologia de precisão 4.0, o Agroclima PRO. A ferramenta traz ao campo inovação e tecnologia para uma maior produtividade e melhores resultados nas safras, a partir de previsões geolocalizadas e histórico de dados. Durante o evento, que acontece de 9 a 13 de abril, em Rio Verde (GO), os visitantes têm a chance de entender como o uso do clima e do tempo na agricultura pode fazer toda a diferença no planejamento e no desenvolvimento dos negócios. 

Hoje, o agronegócio é considerado o motor propulsor da economia, sendo responsável pelo crescimento do PIB. A percepção pública da importância da agricultura é enorme. Segundo levantamento da Bridge Research, empresa holding HSR Specialist Researchers em parceria com a Plant Project, 94% da população acredita que o agronegócio é extremamente importante para o Brasil. “A Climatempo é, por missão e crença, uma defensora da agricultura. Nosso laboratório de desenvolvimento e pesquisa, instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos(SP), dedica grande parte de seus estudos a encontrar novos modelos númericos e novas tecnologias para contribuir com o crescimento do setor”, explica Patrícia Madeira, diretora de Produtos e Meteorologista da Climatempo.

Foi assim que nasceu o Agroclima PRO, uma ferramenta que usa a agrometeorologia 4.0 para ajudar o produtor a enxergar como a variabilidade de tempo e clima em curto e longo prazos podem interferir em sua produtividade e rentabilidade.

A tecnologia da Climatempo funciona por geolocalização e consegue captar todas as diferenças entre microclimas de uma mesma região e trazer informações específicas sobre cada ponto da fazenda. Com isso, oferece ao produtor uma opção de planejamento segmentado muito mais efetiva. Dados de usuários mostram um aumento de até 70 sacas por hectare após a utilização do serviço.

Estações meteorológicas

A solução também é pioneira ao permitir a integração de dados captados em estações meteorológicas das fazendas. Os usuários compartilham informações que já possuem para tornar a qualidade do serviço ainda melhor. O objetivo é criar uma grande rede de previsão para a agricultura e melhorar a precisão dos dados enviados para os fazendeiros.

As estações são capazes de registrar a temperatura e a umidade do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar, chuva, pressão atmosférica, entre outras variáveis. Também ajudam a mensurar diversos fatores que influenciam no gerenciamento das atividades na fazenda, como a precipitação acumulada na safra e a temperatura média em um determinado período.  

“A tecnologia e a inteligência de dados do Agroclima PRO podem contribuir para um maior desenvolvimento no campo, já que, com o nosso serviço, o agricultor pode tomar decisões mais rápidas e assertivas”, completa Patrícia. A ferramenta também pode ser contratada com a opção de aquisição do aparelho por agricultores que não tenham uma estação em sua propriedade. A empresa fez uma parceria com algumas companhias especializadas, como a própria Agrosystem, no desenvolvimento do equipamento para oferecer maior comodidade aos usuários. 

SERVIÇO

Tecnoshow Comigo

Quando: De 9 a 13 de abril de 2018

Onde: Anel Viário Paulo Campos, s/n, Zona Rural, Rio Verde – Goiás

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024