AgroStart evolui para ser uma plataforma de empreendedorismo da Basf

Iniciativa conhecida pela aceleração de startups do agronegócio amplia área de atuação para cocriar com diversos públicos

17.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Vanessa Oliveira

O AgroStart é a nova plataforma da Basf para promover inovação e empreendedorismo no agronegócio. A iniciativa vai ampliar sua atuação na América Latina com equipes dedicadas aos desafios e soluções locais.

A Plataforma AgroStart vai atuar em quatro frentes de trabalho: 

Nesta nova plataforma, as tecnologias desenvolvidas por startups e em iniciativas de intraempreendedorismo são focadas em automação, economia compartilhada, agricultura de precisão e gestão da lavoura. As soluções buscam aumentar de eficiência no campo, com otimização de recursos e maior produtividade. 

O processo de cocriação também fica mais robusto a partir de agora. O Banco do Brasil ingressa no Ecossistema AgroStart, iniciativa para a interação entre empresas. O novo parceiro junta-se a Bosch e Samsung com o objetivo da cocriação e da troca de expertises para gerar inovação para o agronegócio. 

“O Banco do Brasil é um parceiro estratégico com forte atuação no agronegócio e que vem investido em digitalização e agtechs. Dessa parceria, pode haver a união da tecnologia financeira com os conhecimentos sobre manejo, gestão das lavouras e a tomada de decisão do agricultor”, afirma o gerente de Produtos Digitais da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf na América Latina, Eduardo Menezes. 

“Temos orgulho em ser a única instituição financeira no Ecossistema da Plataforma AgroStart. Entendemos que há muita sinergia em nossas atuações no agronegócio, visando a melhoria das condições e produtividade no campo, fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro”, afirma o diretor de agronegócios do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa. 

Além do Ecossistema, outras interações com empresas e empreendedores externos podem ser geradas pelo Basf Venture Capital (BVC). Em novembro, o BVC investiu US$ 4 milhões no fundo brasileiro AgVentures II, administrado pela SP Ventures. Este foi o primeiro aporte do BVC no Brasil, com foco em startups de tecnologia do setor agrícola e de alimentos, as chamadas AgFoods.

Além de todas as novidades, a plataforma AgroStart segue com seu programa de aceleração de startups pioneiro no país. Desde 2016, a iniciativa já interagiu com mais de 420 startups e realizou nove processos de aceleração. 

“Na plataforma AgroStart todos podem aprender, inovar e contribuir para o surgimento de novas soluções. Nosso foco é conectar, experimentar e desenvolver tecnologias através da cocriação em um ambiente cada vez mais competitivo. Para acompanhar a velocidade da informação é preciso unir esforços“, explica o responsável por Agricultura Digital da Basf na América Latina, Almir Araújo. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024