Agrosystem lança plataforma de agrometeorologia na Agrishow

Empresa se uniu à norte-americana DTN, maior prestadora de serviços meteorológicos comerciais do mundo, para lançar o AgrosystemCloud no Brasil

01.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Dulcelene Jatobá

A Agrosystem, empresa de agrometeorologia e agricultura de precisão no Brasil, se uniu à norte-americana DTN, maior prestadora de serviços meteorológicos comerciais do mundo, e lançará a AgrosystemCloud, plataforma exclusiva no país que oferece solução completa para que os agricultores obtenham previsões meteorológicas mais precisas.

 “Estamos muito animados com nossa parceria com a DTN, que vem para oferecer aos agricultores brasileiros o que há de melhor e mais moderno no mundo em termos de serviços de meteorologia, trazendo previsões do tempo mais precisas para auxiliar a tomada de decisão e o planejamento em campo”, afirma Carlos Henrique Jacintho Andrade, CEO Agrosystem.

Os insights e a expertise trazidos pela DTN são justamente os principais diferenciais da AgrosystemCloud, plataforma baseada no popular produto WeatherSentry Agriculture Global Edition da DTN. A empresa foi eleita por 10 anos consecutivos a fornecedora mais precisa de previsões de chuva e temperatura nos EUA. Segundo auditorias independentes, as previsões de precipitação realizadas pela DTN foram 40% mais precisas do que as da Agência Nacional de Meteorologia americana (NWS).

A maior precisão das previsões se deve a diversos fatores, como o uso em conjunto da plataforma com estações meteorológicas nas fazendas, para coleta de dados localizados e precisos, além da tecnologia de Adaptative Learning, a qual compara dados previstos com observados para determinar o melhor modelo meteorológico a ser utilizado, continuamente testando e melhorando previsões da DTN.

De acordo com Mark Holland, COO e Vice-Presidente Sênior da DTN de transporte e agricultura, a parceria com a Agrosystem ocorre em um momento de expansão global da DTN. "Estamos muito empolgados e temos grandes expectativas sobre introduzir a plataforma AgrosystemCloud no Brasil", afirma Holland. "Estamos muito orgulhosos da parceria com a Agrosystem, empresa líder em agricultura no Brasil e que fornece estações meteorológicas aos fazendeiros brasileiros há mais de 20 anos. Juntos, podemos ajudar a elevar a crescimento dos produtores, o que beneficia a todos no Brasil ", acrescenta.

AgrosystemCloud 

Por meio da nova plataforma, os agricultores terão acesso a previsões meteorológicas de alta precisão para as próximas 72 horas e 15 dias, além de observações contínuas especificamente para a fazenda, incluindo informações de umidade do solo. Outros diferenciais são os sistemas de alertas patenteados da DTN para condições meteorológicas atuais e previstas, sabendo quando o clima atingirá limites críticos customizados para a lavoura, sendo possível o usuário incluir ações referentes aos alertas. Também é destaque na plataforma o mapa de chuva em tempo real, com atualizações a cada 15 minutos e resolução de 4 quilômetros, baseado na última tecnologia em satélite para informações precisas.

Além disso, a plataforma AgrosystemCloud conta com as ferramentas da DTN “Calendário de Pulverização” e “Calendário de Entrada de Máquinas”, que possibilitam, respectivamente, saber os dias e horas nos quais as condições meteorológicas estão favoráveis para aplicação de químicos e os dias e horas favoráveis para trabalhos de campo, de acordo com informações de sensores de umidade do solo. Também está disponível a “calculadora de acúmulo”, a qual fornece o total de precipitação, graus-dia e evapotranspiração acumulados para qualquer intervalo de datas (por exemplo, desde o plantio).

 “É uma solução meteorológica completa que fornece aos agricultores insights para melhores tomadas de decisões e planejamento de plantio, irrigação, pulverização, fertilização, mitigação de pragas, entre outros.”, explica o CEO Agrosystem.

Focadas em solucionar os problemas encontrados pelo agricultor no campo, as empresas já estão trabalhando para trazer as últimas inovações DTN para a realidade brasileira. Além de todos os diferenciais da versão atual, a AgrosystemCloud contará, em breve, com outras funcionalidades exclusivas ao Brasil, como a armadilha para contagem automática de insetos Smart-Trap, que facilita o monitoramento e controle de pragas, entre outros recursos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024