Agroteq oferta cursos de executor e coordenador em aviação agrícola

Com a qualificação oferecida, o profissional cumprirá a exigência legal e estará apto para atuar no mercado da aviação agrícola

08.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Agroteq Agrícola

A aviação agrícola é um serviço especializado que busca o desenvolvimento da agricultura por meio da aplicação aérea de fertilizantes, sementes, agroquímicos, povoamento de lagos e rios, reflorestamento e combate a incêndios em campos e florestas. Devido à regulamentação específica do setor, a atuação da fiscalização e a conscientização do uso racional dos recursos naturais, este tipo de serviço tem evoluído e se tornado cada vez mais técnico e profissional, sendo que toda a equipe envolvida deve possuir qualificação específica e aprimoramento constante.

Segundo dados do SINDAG (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), o crescimento, no segmento, no ano de 2020 foi de 3,16%, impulsionado principalmente pelo aumento das commodities no campo, iniciando o ano 2021 com 2.352 aeronaves agrícolas no país. Sendo assim, ao perceber o nível de crescimento no segmento da Aviação Agrícola, mesmo durante a pandemia, a empresa AGROTEQ - Tecnologia e Qualificação Agropecuária está ofertando, entre os dias 2 e 13 de agosto de 2021, na cidade de Pelotas/RS, os Cursos de Executor (CEAA) e de Coordenador em Aviação Agrícola (CCAA) destinados a Técnicos em Agropecuária e Engenheiros Agrônomos, respectivamente.

Estes cursos são regulamentados pela Instrução Normativa nº 02/2008, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a qual exige que, para atuar na aviação agrícola, o Técnico em Agropecuária tenha o CEAA. Além disto, para o Eng. Agrônomo que deseja atuar como Coordenador na Aviação Agrícola é desejável que tenha em seu currículo o CCAA.

A grade curricular do CEAA/CCAA é dividida basicamente em cinco módulos, totalizando 46 horas/aula para o CEAA e 42 horas/aula para o CCAA. Estes módulos são: I- Aeronaves Agrícolas; II- Aviação Agrícola; III- Tecnologia de Aplicação; IV- Planejamento operacional e V- Práticas. Ao final do curso é realizada uma avaliação de verificação de conhecimentos aplicada por fiscais do MAPA.

Com a qualificação oferecida, o profissional cumprirá a exigência legal e estará apto para atuar no mercado da Aviação Agrícola.  Além disso, esta oportunidade proporcionará o diálogo com o conhecimento de instrutores com mais de 20 anos de experiência na formação de Executores e Coordenadores em Aviação Agrícola, propiciando ao aluno uma preparação ideal para ele atuar na difusão das tecnologias de aplicação aérea, eficiência das aplicações com redução dos custos de produção, redução de riscos ambientais pela atuação de profissionais qualificados. Como resultado, é possível perceber melhor qualidade de vida diretamente aos agricultores e, indiretamente, a toda comunidade, visto que há o aprendizado da utilização racional de agrotóxicos e outros insumos agrícolas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024