Agrotins 2021 100% Digital discute a utilização do pó de rocha no cultivo agrícola

Serão realizadas duas atividades para debater o potencial do pó de rocha, para atendimento de pequenos agricultores em substituição aos fertilizantes químicos

14.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

A Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% digital realiza duas atividades para debater o potencial do pó de rocha no Tocantins, para atendimento de pequenos agricultores em substituição aos fertilizantes químicos. A feira inicia nesta terça-feira, 15, encerra na sexta-feira, 18, na plataforma virtual: www.agrotins.to.gov.br.

De acordo com diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Fernando Garcia, incluir estes agrominerais nas práticas de adubação pode tornar uma estratégia viável para elevar a fertilidade, tornando o solo mais produtivo e reduzindo custos de produção. “Além de minimizar o risco ambiental, inerente ao uso de fertilizantes solúveis pela própria redução de seu uso, é ainda um produto regionalmente acessível e de menor custo, sendo uma importante forma de aumentar a inclusão socioeconômica dos agricultores familiares”, detalha.

A gerente de Desenvolvimento Tecnológica da Seagro, Valéria Mota, destaca que o uso do pó de rocha como fonte de potássio na agricultura fortaleceria mineradoras do Estado. “E assim seria possível gerar emprego, pois o uso dessas rochas, como minério, tem valor. A tecnologia beneficia os pequenos e grandes agricultores com baixo custo desde que sua propriedade rural esteja situada perto de uma área de ocorrência da rocha”, explica.

Mineral

O pó de rocha atua sobre os solos e as plantas. Trata-se de um mineralizador que ajuda na recomposição dos minerais, melhorando as condições do solo com menor custo, pois a rochagem é rica em micro e macro nutrientes. Esta mistura no solo altera os índices de fertilidade do solo. Os profissionais agrônomos já observam os resultados positivos obtidos com o uso de mineralizadores, principalmente no cultivo da soja.

Programação

Na programação, constam duas atividades envolvendo o mesmo assunto, palestra e seminário, os quais estarão disponíveis todos os dias de 15 a 18, na plataforma: www.agrotins.to.gov.br – no espaço Campo do Conhecimento. 

Participantes

O evento contará com a participação do pesquisador da Embrapa Cerrados, Eder Martins; e do engenheiro agrônomo conhecido como Antônio Bizão, formado na Universidade Federal de Viçosa (MG), entre outros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024