Agrotools mira em Inteligência Artificial e IoT para o agronegócio

Com toda a sua infraestrutura em nuvem, a empresa deve levar novas tecnologias ao mundo corporativo rural com recursos de inteligência artificial e Internet das coisas

12.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Luísa Pinheiro

A transformação digital é um processo em andamento presente em todas as áreas da economia. Para acelerar esse processo, a Agrotools anunciou a migração da sua infraestrutura para a nuvem Microsoft Azure. Com a parceria estabelecida, a empresa quer elevar a sua participação internacional, que hoje representa 30% da receita total, e oferecer novas tecnologias aos seus clientes, com inteligência artificial, Internet das Coisas dentre outras tecnologias.

Entre as suas soluções, a Agrotools oferece ferramentas de análise de dados e de gerenciamento de riscos ou oportunidades na tomada de decisão das empresas que se relacionam com as propriedades agrícolas. Com o uso de IA Microsoft, por exemplo, os serviços ganham escala e permitem melhor acompanhamento da produtividade. “Com o apoio da Microsoft, a Agrotools conta com as melhores tecnologias para otimizar as suas soluções. Ao tornar esse tipo de ferramenta mais competitiva, vamos ampliar a nossa participação no Brasil e conquistar novos mercados”, conta Sérgio Rocha, CEO da Agrotools.

A Agrotools enxerga um enorme potencial para o uso de dados vindos do agronegócio. A atuação da empresa está justamente associada a esse enorme volume de dados criados no campo e à geração de insights a partir deles, seja para uma análise de crédito por bancos ou para outros elos da cadeia produtiva, incluindo logística, por exemplo. Com base em seus sistemas de observação da Terra, a Agrotools também possui uma linha de serviços que podem ajudar grandes comerciantes de commodities, entre outras empresas, a evitar o fornecimento de matérias-primas de áreas no Brasil que sofreram desmatamento recente.

“Acreditamos que essa parceria é um marco para o agronegócio brasileiro. A partir de agora, temos a expectativa de expandir a oferta de serviços como o de inteligência em cadeias de suprimentos, CRM e seguros agrícolas para mais produtores no país”, explica Sérgio Rocha. “No mesmo sentido, com a capacidade de processamento de dados e análise preditiva da IA Microsoft, podemos atingir diferentes mercados com demandas semelhantes às do Brasil”, continua. Atualmente, a Agrotools está presente também na Argentina, Paraguai e Austrália. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024