Alerta fitossanitário de "gafanhoto gigante" foi divulgado na Argentina

Alerta foi realizado por meio da Resolução Senasa 568/2020, após detectar o aumento populacional da espécie e seu deslocamento para novas áreas

21.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
SENASA

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) declarou um alerta fitossanitário para a praga Tropidacris collaris Stoll (comumente chamada de "tucura quebrachera") em todo o Território da Argentina.

A medida, que vigorará até 31 de março de 2021, está prevista na Resolução 568/2020, que foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feita (19), com a assinatura do presidente do Senasa, Carlos Paz, e visa implementar medidas abrangentes de manejo coordenado para reduzir o impacto da praga.

Por meio das ações de monitoramento do Programa Nacional Senasa Gafanhoto e Tucuras, foram detectados avanços territoriais da praga nas províncias de Santa Fé, Entre Ríos, San Luis e na cidade de Pergamino, Buenos Aires e a aumento populacional nas províncias de Córdoba, Santiago del Estero, Santa Fé, Catamarca, Chaco e Salta, causando danos às lavouras de soja, milho, algodão e sorgo, bem como florestas nativas e pastagens.

O regulamento também estabelece a obrigação de comunicar imediatamente a presença da praga ao Senasa. Isto se aplica a qualquer pessoa responsável ou encarregada de fazendas agrícolas e/ou pecuárias, autoridades sanitárias nacionais, provinciais ou municipais, ou pessoas que - por qualquer circunstância - detectem a presença de espécimes de tucura quebrachera. Da mesma forma, se necessário, devem realizar o controle da praga, utilizando para isso os princípios ativos autorizados pela Senasa, para o controle.

Tucuras são insetos polífagos, que se alimentam de quase todas as plantas, incluindo plantações, pastagens e flora nativa. Portanto, podem afetar a atividade agropecuária de forma direta e a pecuária indiretamente, pois afeta a disponibilidade de recursos forrageiros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024