Alfaces resistentes às variações climáticas ajudam produtores no plantio de verão

Para amenizar o impacto, além de um manejo preventivo eficaz, o produtor pode optar por cultivares mais resistentes

21.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Juliana Bonassa

Neste período do ano, com calor e chuvas, a cultura da alface sofre um conjunto de problemas devido à instabilidade do clima. Para amenizar o impacto, além de um manejo preventivo eficaz, o produtor pode optar por cultivares mais resistentes às adversidades.

Segundo Silvio Nakagawa, Especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, mesmo os produtores mais experientes e que já passaram por vários verões, são surpreendidos com doenças e distúrbios fisiológicos em suas lavouras. “Isso se deve a instabilidade e inconstância do clima de um ano para outro, ficando difícil estabelecer um programa de manejo. Neste período ocorrem doenças foliares fúngicas e bacterianas tais como Alternaria, Cercóspora, Pseudomonas, além de distúrbios como queima de bordas, pendoamento precoce, entre outros".

Os principais polos de produção no Brasil se encontram no entorno das grandes cidades do Sul e Sudeste do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As principais doenças que atingem a alface no verão são o LMV, Vira-cabeça, Fusarium e Rhizoctonia.

A linha de sementes Topseed Premium possui em seu portfólio alfaces desenvolvidas para cada clima, além de tolerantes às doenças típicas do período graças aos testes internos, realizados em quatro estações experimentais em diferentes regiões do Brasil.

Os experimentos são repetidos em áreas de produtores para que mesmo em diferentes climas, solos e manejos as alfaces garantam um alto nível de produtividade. “Um de nossos lançamentos recentes, a alface americana Astra, passou por um longo período de triagens internas e depois externas em condições bastante adversas de clima e também nos mais variados tipos de cultivos como hidroponia, solo, substratos, o que nos garante um produto seguro para ser oferecido aos produtores e viveiros", explica Nakagawa.

Entre as variedades que compõe o portfólio Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil, estão a alface crespa Camila, a lisa Regina 500, a americana Astra, a roxa Red Star, a romana Bonnie e as mimosas Imperial e Imperial Roxa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024