Alltech do Brasil reduz em 38% uso de papel e busca a meta de 50% em 2021

Relatório de Sustentabilidade do Grupo mostra ainda investimentos em projetos de energia solar, reflorestamento e economia sustentável nas comunidades ao redor do mundo

20.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

Na data em que comemora um ano de comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas e com a iniciativa Metas Baseadas na Ciência, a Alltech divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2020. Entre as práticas da companhia que visam um planeta de abundância está a campanha “Imprima menos, plante mais”, realizada no Brasil, que já reduziu o uso de papel em 38% em suas unidades no país e, para 2021, busca a meta de 50%.

Segundo o gerente de negócios e tecnologia para a América Latina da Alltech, Bruno Souza, o planejamento da ação teve início em 2019, com processos para identificar a quantidade de papel usada nos escritórios, que apesar de já serem originados de madeira de reflorestamento, podem ser utilizados de maneira ainda mais consciente. “Hoje conseguimos quantificar o uso de papel em cada setor e o equivalente em árvores e produção de CO2 envolvida na produção do papel. A ideia é que cada funcionário e gestor possa agir na redução da utilização de papel”, afirma.

Outro foco da campanha foi o plantio de cem mudas de árvores nativas como ipê, pau-brasil, peroba, jacarandá e outras seis espécies para reflorestamento na zona rural de São Pedro do Ivaí (PR), onde a Alltech possui unidade fabril. A ação foi realizada em região de nascentes de rios, contribuindo para sua preservação.

Alinhada com a ONU

Como parte do compromisso, assinado no ano passado, com a ONU, a Alltech está focada em especificamente nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nos quais a empresa acredita que pode impactar de forma expressiva devido ao alinhamento deles com seus principais negócios. São eles: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

Além disso, também está alinhada ao Pacto Global da ONU (UNGC) e às Metas Baseadas na Ciência. Para o presidente e CEO da Alltech, Mark Lyons, por ser uma empresa que abrange toda a cadeia de abastecimento de alimentos, é possível impactar positivamente em uma diversidade de setores. “O Pacto Global da ONU tem ajudado a direcionar, valorizar e alinhar os projetos existentes e a idealizar futuras iniciativas. As páginas desse relatório refletem nosso chamado a consumidores e parceiros para se juntarem a nós em um esforço colaborativo, a fim de adotar novas tecnologias, melhorar práticas de negócios e abraçar a inovação, para criar um mundo de abundância”, destaca.

Planet of Plenty

O Relatório de Sustentabilidade de 2020 ainda reflete a visão Alltech Planet of Plenty, que tem o objetivo de convocar diversos setores a trabalharem juntos para um planeta de abundância. Dentro disso, destacam-se ações que incluem a validação Carbon Trust, iniciativas de educação, apoio às mulheres no agronegócio e a aplicação de 40 anos de pesquisa em nutrição animal para o avanço da saúde humana.

“Estamos entusiasmados em atingir esse marco nessa jornada que se iniciou em 1980”, disse a cofundadora e Diretora de imagem institucional e design na Alltech, Deirdre Lyons. “Nossa missão é guiada por princípios que beneficiam os animais, os consumidores e o meio ambiente – para fazer a diferença no mundo ao nosso redor – e possui uma nova resolução para o sucesso que nos guiará no futuro”, finaliza.

Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024