Altas temperaturas e umidade favorecem desenvolvimento da broca da cana

FMC alerta para o manejo correto da praga em período crítico para o desenvolvimento da cultura

26.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Larissa Albuquerque

A primavera e o verão trazem condições de altas temperaturas e chuvas para todo o Brasil e, são nessas circunstâncias que a cana-de-açúcar melhor se desenvolve, podendo acumular de 10 a 15 toneladas de biomassa por mês. Mas, é também nesta combinação de calor e umidade que as principais pragas da cultura aparecem com maior frequência, especialmente a broca da cana (Diatraea saccharalis), exigindo do produtor um correto manejo para assegurar os níveis de produtividade esperados.

De acordo com especialistas, a broca é considerada uma das pragas de maior dano na cana, já que além de reduzir a produtividade, a broca causa impactos na qualidade da cana, reduzindo a quantidade de ATR por tonelada de cana.

Diante disso, o produtor deve estar se perguntando: Mas, o que um inseticida precisa ter para proteger minha lavoura da broca? O Gerente de Cultura da FMC, Christian Menegatti, explica que dois pontos são essenciais para um defensivo ter o melhor desempenho: ser sistêmico e seletivo.

“A característica sistêmica é fundamental para proteger os novos entrenós que a planta irá formar depois da aplicação do produto. Estima-se que neste período (de setembro a março), a cana desenvolva cerca de 3 a 4 novos entrenós por mês, por isso a importância da utilização de um defensivo sistêmico”, reforça Menegatti.

Somado a isso, a seletividade é outra característica fundamental, já que o produto irá atuar diretamente na broca, sem prejudicar os inimigos naturais e outros agentes de controle biológico, como Trichogramma galloi e Cotesia flavipes, que são importantes para o equilíbrio da lavoura.

A FMC oferece aos produtores uma tecnologia que garante o melhor controle da broca. O Altacor, é um inseticida completo que possui flexibilidade de aplicação por ação foliar e solo, além de entregar sistemicidade, seletividade, amplo espectro de controle, longo residual com eficiência e baixa toxicidade.

"Hoje o Altacor é considerado o produto com maior qualidade e produtividade do mercado. Para produtores de cana atentos ao potencial produtivo que buscam uma lavoura limpa, robusta e sustentável para ter mais qualidade no resultado, o Altacor é o inseticida líder de mercado no combate a Broca com menor impacto ao meio ambiente. Quem escolhe o melhor, escolhe Altacor", destaca o Gerente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024