Alterações climáticas influenciam no aumento da produção agrícola

Brandt oferece aos agricultores tecnologias que auxiliam as plantas a atravessarem os desafios climáticos

29.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Giovanna Borielo

“A agricultura é uma indústria a céu aberto. Suas matérias-primas, como água, CO2 e nutrientes, são advindas do solo e da atmosfera; já sua energia vem da radiação solar; seu regulador de processos fisiológicos é a temperatura; seu gasto de manutenção é a respiração; seu turno de trabalho é o fotoperíodo e a manutenção dessa planta é o manejo agrícola conduzido pelo produtor. Todos esses coeficientes afetam diretamente a fotossíntese, o crescimento vegetativo, a fenologia, o balanço hídrico e a maturação das plantas, com impacto direto na produtividade”. A afirmação é de Pedro Afonso, técnico de desenvolvimento de mercado da BRANDT do Brasil.

Pedro destaca ser fundamental conhecer os conceitos e onde obter as informações corretas, as quais, juntamente com inteligência, conhecimento e tecnologia, facilitam a tomada de decisão mais assertiva e estratégica para o sucesso da produção agrícola.

“A disponibilidade de água afeta a produtividade no Brasil e no mundo, determinando o progresso da agricultura nas diferentes regiões do país. Dessa forma, se torna um fator poderoso, limitante da produção e da produtividade. Esta faz referência ao resultado de uma complexa interação entre genótipo, ambiente (fatores abióticos e bióticos) e práticas de manejo. Se formos listar os fatores que influenciam na produtividade das culturas, de acordo com P.C. Sentelhas (2020), em artigo adaptado do Canaplan, o clima vem em primeiro lugar, correspondendo a 50%, já o solo aparece em segundo com 23%, a planta (genética) com 13% e por fim o manejo feito pelo homem, com 14%.  Então, podemos considerar que 50% dos fatores que afetam a produtividade estão nas mãos dos produtores e que com algumas práticas de manejo específicas, podemos minimizar o efeito prejudicial do clima em busca do aumento da produtividade real”, explica o especialista.

Conhecendo esses aspectos, a Brandt oferece aos agricultores tecnologias que auxiliam as plantas a atravessarem os desafios climáticos, uma vez que em qualquer momento as variações do ambiente de produção causam estresse, afetando funções fisiológicas importantes que prejudicam o crescimento e o desenvolvimento vegetal. Utilizar tecnologias que minimizem o efeito climático, a fim de reduzir incertezas no decorrer da safra, é fundamental para um bom manejo do ambiente de produção agrícola.

Uma solução é Brandt Completo, que contém uma gama de macro e micronutrientes essenciais para as plantas, juntamente com aminoácidos livres de rápida absorção, precursores de enzimas, proteínas e hormônios. Em conjunto, esses nutrientes promovem rápida superação aos estresses causados por fatores abióticos e bióticos, como chuva de pedra, ataque de pragas, déficit hídricos e efeitos fitotóxicos dos herbicidas, entre outros, atuando diretamente no metabolismo das plantas e promovendo maior uniformidade no desenvolvimento.

Para reduzir a temperatura, proteger as plantas contra os efeitos de escaldaduras causadas pela radiação excessiva do sol, perdas excessivas de água pela transpiração e manter o pleno funcionamento da fotossíntese, a Brandt disponibiliza Brandt Photonik. “Esta solução cria uma camada protetora altamente resistente à lavagem pela chuva na superfície das folhas e frutos, que protege as plantas nos períodos mais quentes do dia e impede que os raios solares prejudiquem a saúde das plantas”, destaca Pedro Afonso.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024