Alysson Paolinelli, ex ministro da Agricultura, é nomeado novo embaixador da Boa Vontade do IICA

Paolinelli recebeu o título do Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero

27.02.2019 | 20:59 (UTC -3)
Caroline Fleury

O ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, promotor do modelo de agricultura tropical sustentável que transformou o país sul-americano em uma potência agroalimentar global, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O título foi dado a Paolinelli pelo Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero, em uma cerimônia com a presença de altas autoridades governamentais, entre elas os ministros brasileiros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Cidadania, Osmar Terra.

“Não sou eu quem deveria estar recebendo esta homenagem, e sim nós quem deveríamos estar entregando um prêmio ao IICA. O IICA me ajudou muito, possibilitando o envio de jovens pesquisadores brasileiros ao exterior para se especializar. A partir das universidades, com apoio do IICA, foi possível a integração do projeto que permitiu que o Brasil se lançasse na busca dos primeiros passos da agricultura tropical que temos hoje, que é o modelo mais eficiente do mundo”, disse Paolinelli ao receber o título.

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal, hoje Universidade Federal), Paolinelli foi secretário de Agricultura de Minas Gerais, quando criou incentivos que tornaram esse estado o maior produtor de café do Brasil.

Como ministro da Agricultura do país, Paolinelli foi o grande modernizador da reconhecida Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o promotor da ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Em 2006, Paolinelli recebeu o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação.

"A agricultura é uma atividade fundamental, propulsora do desenvolvimento e espinha dorsal de nossos países. Precisamos de muitos 'Paolinellis' no agro das Américas, para espalhar seu entusiasmo, sua capacidade de executar, para promover o desenvolvimento através de iniciativas que priorizem a agricultura, fazendo do meio rural um lugar atrativo para a juventude", disse Otero ao entregar o título.

Já a ministra Tereza Cristina destacou a presença de todos os secretários de sua pasta na homenagem a Paolinelli, indicando que o IICA "também deve ser homenageado por seu importante trabalho junto ao agro brasileiro".

Além disso, ela ressaltou a relevância da aliança entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o IICA. "Vamos continuar essa parceria cada vez mais forte e o Brasil precisa muito dos projetos que fazemos em conjunto, pelo protagonismo que o país tem como grande exportador mundial", afirmou a ministra.

O Ministro Osmar Terra, por sua vez, comentou que "Manuel Otero, Diretor-Geral do IICA, está fazendo uma pequena revolução e certamente continuará impulsionando a agricultura, inclusive a agricultura familiar, no Brasil e nas Américas".

Missão no Brasil

A entrega do reconhecimento a Alysson Paolinelli encerrou a agenda de reuniões estratégicas do Diretor-Geral do IICA no Brasil, que previamente se encontrou com o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, para tratar do fortalecimento de trabalhos conjuntos, unindo a capilaridade do IICA nas Américas e os aportes de pesquisa e tecnologia da Embrapa.

Em uma reunião com altos funcionários de agências da ONU, liderados por Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Otero apresentou os programas estratégicos do IICA e conversou sobre possíveis ações compartilhadas com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); Programa Mundial de Alimentos (PMA); e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Diretor-Geral do IICA também foi recebido pelo deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

Durante a visita ao Brasil, Otero também se reuniu com os ministros Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Osmar Terra (Cidadania); com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes; e com o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas.

Programa de Embaixadores da Boa Vontade do IICA

Os Embaixadores da Boa Vontade do IICA compartilham preocupações e compromissos para alcançar um desenvolvimento sustentável e equitativo e estão dispostos a unir-se a uma causa para aumentar a consciência pública e trabalhar pelo desenvolvimento através de projetos relacionados à segurança alimentar, à bioeconomia, a relações de gênero e juventude, à produção responsável ou às mudanças climáticas, todos temas-chave na agenda do IICA. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024