Aminoácidos são aliados para melhorar sabor e aspecto visual do tomate

Soluções naturais que contribuem para o desenvolvimento do tomate e de outros hortifrútis serão apresentadas durante a 26ª Hortitec, de 26 a 28 de junho, em Holambra (SP)

22.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

O estado de São Paulo se destaca como um dos principais polos produtores de hortifrúti em alta escala, conforme mostra o relatório Cenário Hortifrúti 2018. As regiões próximas à Campinas, como Holambra, Sumaré e Mogi Guaçu, além de Mogi das Cruzes perto de São Paulo, protagonizam as culturas de tomate e folhosas, aponta o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science.

Por serem cultivos produzidos próximos a centros urbanos e em muitos casos consumidos in natura, o manejo exige cuidados específicos do agricultor como a atenção aos aspectos visuais e à redução do uso de defensivos. Neste cenário, Revoredo orienta o uso de soluções naturais à base de aminoácidos podem ser grandes aliadas do produtor na busca por qualidade.

Na cultura do tomate, por exemplo, estas ferramentas estimulam a planta, promovendo o acúmulo de reserva no fruto e outros órgão de reserva, resultando em melhor sabor e aspecto visual. “Além de ser atrativo para o produto de mesa, a coloração é necessária para o tomate de indústria, pois a poupa precisa ser vermelha e quanto mais uniforme for a coloração melhor será para o rendimento industrial na produção de massa de tomate, ketchups, entre outras”, afirma Revoredo.

Já nas hortaliças, outro benefício da utilização das soluções naturais é a redução dos fatores estressantes do cultivo. “As folhosas, cultivadas em volta de grandes centros urbanos, necessitam de produtos naturais que promovam maior absorção de nutrientes e equilíbrio na fisiologia de crescimento das plantas. Então, é uma necessidade da região buscar sempre um bom manejo para que a planta consiga um melhor desenvolvimento e atinja uma boa produtividade”, explica Revoredo.

26ª Hortitec

As tecnologias citadas e outras serão apresentadas pela Alltech Crop Science na 26ª Hortitec, exposição técnica de horticultura que acontecerá de 26 a 28 de junho, em Holambra (SP). Para auxiliar os produtores presentes na feira, a equipe técnica da empresa estará no local com um estande para tirar dúvidas sobre as soluções e o manejo das culturas.

Entre estas ferramentas está o Honey, produto lançado recentemente pela Alltech Crop Science, que possui em sua composição aminoácidos específicos, além dos nutrientes potássio, boro e molibdênio. “Esses elementos promovem melhor balanço nutricional, fazendo com que a planta tenha maior capacidade de transportar suas reservas para o dreno final, que são os frutos”, destaca Revoredo. Dessa maneira, contribui para melhor enchimento, peso, °brix e coloração da polpa dos frutos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024