Ampa, IMAmt e parceiros debatem educação voltada para os desafios do agronegócio

Uma educação capaz de qualificar a mão de obra para os desafios e tecnologias voltadas ao agronegócio começa a ser debatida em Cuiabá

10.05.2018 | 20:59 (UTC -3)

Uma educação ousada, capaz de qualificar e capacitar a mão de obra para os desafios e tecnologias voltadas ao agronegócio mato-grossense, começa a ser debatida em Cuiabá. A proposta foi apresentada pela Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT) durante o encontro realizado na Sala dos Pioneiros da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Nesse encontro, que reuniu representantes de algumas das maiores empresas de máquinas agrícolas e do setor automotivo, além do diretor executivo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) Alvaro Salles, Rubens de Oliveira, diretor acadêmico da Fatec Senai, falou sobre a formação de profissionais diferenciados e preparados para atender às demandas do agronegócio.

Entre as preocupações apresentadas pela diretoria da Ampa está uma formação focada em um mercado altamente tecnificado, repleto de tecnologias embarcadas, com um número elevado de dados que necessitam de análise e tratamento constantes.

Para Oliveira, essa demanda dos produtores por mão de obra qualificada deve ser atendida por meio de um curso superior (com carga horária mínima de 3 mil horas), cursos técnicos (com carga horária mínima de 1.200 horas) e qualificações (com carga horária mínima de 160 horas, para atender a necessidades mais urgentes). “Queremos iniciar os cursos técnicos ainda este ano e o curso superior em 2019”, informou.

A ideia, segundo Alvaro Salles, é criar um Comitê Técnico Setorial para definir, com representantes de empresas e instituições, um programa de cursos de curto, médio e longo prazo, que complemente os treinamentos realizados regularmente pelo IMAmt, em parceria com o próprio Senai e também com o Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).  Essa proposta prevê a utilização da ampla estrutura dos Centros de Treinamento e Difusão Tecnológica instalados pela Ampa e pelo IMAmt em cinco núcleos regionais de produção algodoeira em Mato Grosso.

Com o objetivo de promover capacitações voltadas às exigências do sistema produtivo adotado no estado, a Ampa e o IMAmt – com o envolvimento direto do presidente Alexandre Schenkel - vêm contatando as empresas de máquinas agrícolas mais utilizadas nas lavouras.

Participaram do encontro Auri Francisco Orlando, gerente de Serviços para a América Latina da CNH Industrial; Marcelo Lopes, gerente de Desenvolvimento e Treinamento para a América Latina da John Deere; Pedro Estevão de Oliveira, diretor de Assuntos Institucionais da Jacto; Marcelo do Carmo, representante da AGCO Regional Mato Grosso;  Luiz Piccinin, da Áster Máquinas, representante dos concessionários John Deere de Mato Grosso; Darci Ciarini, representante dos concessionários da CNH Industrial de Mato Grosso, Eugênio Lovato, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Amaggi; Lélia Rocha Brun, diretora regional do Senai MT e diretora geral da Fatec Senai MT; o pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP); Carlos Ferraz, Juliana Sanches e Sérgio Dutra, respectivamente, coordenador de Treinamentos, assessora de Projetos e consultor de Projetos do IMAmt.

Uma das pessoas mais entusiasmadas após a reunião era Márcia Lúcia Naves, superintendente da universidade corporativa Isvor, divisão de negócios do Grupo FCA  Latam (Fiat Chrysler Automobiles). "Dou nota 10 para esse encontro. Ver representantes de empresas e instituições reunidos numa sala pensando em educação é muito bom, uma relação onde todos nós ganhamos", comentou Márcia, economista de formação com larga experiência em projetos de formação de mão de obra e qualificação de trabalhadores. 

No dia seguinte à reunião, ela e Auri Orlando visitaram o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro Ampa/IMAmt em Campo Verde (a 120 km de Cuiabá), em companhia do diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, e de outros representantes do instituto, que é o braço tecnológico da Ampa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024