Análise mostra importância do trigo na relação comercial entre Brasil e Argentina

O produto também atua no equilíbrio da balança comercial com o país vizinho

31.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Conab

Não é só no pão dos brasileiros que o trigo argentino tem influência. O produto também atua no equilíbrio da balança comercial com o país vizinho, como revela o estudo A Trajetória do Trigo no Brasil e o seu Papel nas Relações Comerciais e Institucionais entre Brasil e Argentina, compêndio divulgado nesta quinta-feira (31) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a pesquisa, a exportação de bens manufaturados brasileiros, sobretudo nos setores automobilísticos e de máquinas elétricas, está fortemente relacionada com a importação do grão e de seus derivados, o que evidencia uma relação direta entre essas movimentações comerciais.

“Um dos motivos desse vínculo deve-se ao fato de que a pauta de produtos exportados pela Argentina é pouco diversificada”, explica Rodrigo Souza, analista da Conab e responsável técnico pelo compêndio. “Quase metade do que o país vizinho vende para o Brasil concentra-se em 16 produtos, sendo o trigo em grãos e a farinha de trigo responsáveis por aproximadamente 10% do total adquirido nos últimos anos. Já no caso brasileiro, são necessários pelo menos 50 produtos para atingirmos o mesmo nível de venda, devido à nossa grande diversidade de itens para exportação”, complementa.

A conclusão do estudo aponta ainda o quadro de gestão da oferta como outro importante fator de influência na relação de mercado desse cereal entre os países. O documento registra que o Brasil consome, por ano, cerca de 11 milhões de toneladas de trigo, sendo que a produção brasileira está estimada em 5,4 milhões de toneladas para a safra 2018/2019, segundo o último levantamento da Companhia. A situação confirma o histórico dos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os quais demonstram que, no período de 1997 a 2017, cerca de 77% do trigo importado teve como origem a Argentina.

Confira a análise completa do Compêndio de Estudos no portal da Conab.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024