APASSUL comemora cinquentenário

Aniversário da APASSUL será celebrado no dia 30 de novembro, com a presença de figuras importantes para a história da associação, além de autoridades do setor sementeiro e agrícola

16.11.2018 | 21:59 (UTC -3)
Marianna Rebelatto

Há 50 anos, uma história de pioneirismo no setor sementeiro gaúcho tinha início com a criação da Associação dos Produtores e Comerciantes de Mudas e Sementes do Rio Grande do Sul (APASSUL). Fundada em 1968, a entidade nasceu com a missão de defender os interesses da categoria de produtores de sementes autônomos e tornou-se uma inspiração para o surgimento de associações semelhantes em todo o país. Neste ano, como forma de celebrar meio século de realizações em prol da agricultura brasileira, a APASSUL realiza no dia 30 de novembro, em Passo Fundo, sua festa de cinquentenário.

A comemoração, que acontecerá no Gran Palazzo Centro de Eventos, contará com a presença de diversas autoridades ligadas ao setor e figuras relevantes para a história da entidade. Entre os convidados, estão o atual governador do Estado, José Ivo Sartori, e o vice-governador José Paulo Cairolli, que receberam o convite no Palácio Piratini pelas mãos do atual presidente da APASSUL, Narciso Barison Neto, e do diretor administrativo, Antonio Eduardo Loureiro da Silva.

Histórico de sucesso

Hoje, ao completar 50 anos operando como uma das mais importantes e tradicionais entidades do setor sementeiro e do agronegócio brasileiro, a APASSUL se mantém fiel aos seus objetivos iniciais. Diariamente, trabalha para congregar produtores de sementes, cuidar dos interesses dos seus 107 associados, trocar­ informações técnicas, promover o uso de semente certificada e fiscalizada. Além disso, é associada à Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), membro da Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CSM/RS) e idealizadora, à frente da CSM, do Encontro de Produtores de Sementes do RS e o Treinamento de Responsáveis Técnicos, que, há seis edições, reúne um público de aproximadamente 400 pessoas no município de Santana do Livramento.

Ao longo de sua trajetória, a APASSUL contribuiu ativamente na luta em prol do setor sementeiro gaúcho e brasileiro. Entre o histórico de conquistas fundamentais para a agricultura de todo o país, destacam-se a criação da categoria de produtor de sementes pessoa física; a participação na criação da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM); a participação nas discussões que levaram à elaboração da Lei de Sementes de 1977, Lei de Proteção de Cultivares de 1997 e Lei sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) de 2005; a criação de linhas de crédito específicas para a produção de sementes; a obrigatoriedade do uso de semente fiscalizada nas operações de crédito rural; o estabelecimento de preço mínimo para as sementes; a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para exportação de sementes para outros estados brasileiros; e o aumento da taxa de uso de semente legal de soja no RS.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024