Aplicação de sulfato de cálcio granulado no RS cresceu cerca de 20%

Projeção da indústria é ampliar 25% as vendas em 2020

20.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
AgroUrbano Comunicação

A safra de grãos no Rio Grande do Sul deve atingir 35,4 milhões de toneladas em 2020, representando um aumento de 2,1% na comparação com a safra passada, conforme recente estimativa divulgada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

O otimismo de uma safra recorde é embalado pelo desempenho positivo nas lavouras do estado, sobretudo no cultivo da soja onde a produção é estimada em 19,1 milhões de toneladas.

Muitos são os fatores atribuídos para esse bom desempenho da agricultura, no entanto, um aspecto que chama atenção está relacionado a tomada de decisão dentro da porteira: a construção de um perfil de solo.

Os pesquisadores da Embrapa e Emater-RS afirmam que a maioria das regiões produtivas do Brasil predomina o solo com baixa fertilidade natural e com alta acidez, o que requer a cada ano mais investimentos em fertilizantes, para construir a fertilidade dos solos.

A fertilidade do solo, conforme os especialistas, baseia-se primeiramente em aspectos químicos e parcialmente físicos, em termo de provisão de nutrientes e água como também negligência os aspectos biológicos.

“Um solo fértil é um solo com capacidade de integrar as propriedades químicas, físicas e biológicas de modo que permita desempenhar suas funções. Nesse sentido o sulfato de cálcio atua como um acelerador para a construção da qualidade, pois atua diretamente de modo positivo na química e física do solo e, indiretamente, na biologia do solo, por incrementar resíduos orgânicos estimulando um vigoroso enraizamento das plantas”, explica o especialista em solo, Eduardo Silva e Silva.

Foi justamente essas características que fez com que os produtores passassem a investir em fertilizante mineral granulado, rico em cálcio e enxofre solúveis. Extraído e elaborado a partir de reservas de fosfogesso situados no município de Imbituba, litoral catarinense, o SulfaCal (sulfato de cálcio granulado) auxilia no enraizamento das plantas, na redução do alumínio tóxico e auxilia na descompactação do solo, além de aumentar a resistência à seca.

“Nossa operação no Rio Grande do Sul começou em 2013 e hoje representa cerca de 65% do nosso mercado. Neste ano registramos um aumento de 20% no embarque de sulfato de cálcio para produtores gaúchos". A expectativa para 2020 é ampliar em mais 25%.

A tecnologia desenvolvida pela empresa SulGesso permite oferecer ao mercado mais de um nutriente em um mesmo grânulo, como explica o diretor técnico da empresa e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva.

“É um produto revolucionário. Onde o seu sucesso está na tecnologia emprega na composição dos grânulos uniforme e altamente solúveis, com elevadas concentrações de cálcio e enxofre, enriquecido com tecnologia BnT de alta capacidade de troca catiônica”, destaca. 

O especialista alerta que uma boa produção só ocorre com uma boa nutrição, e como as plantas retiram muito cálcio e enxofre do solo, recomenda a aplicação de pelo menos 300 kg do produto pra repor o que a soja retirou e ainda deixar um saldo para a planta de cobertura de solo se nutrir.

“Por tonelada de soja são extraídos em torno de 20kg de cálcio e 8.8kg de enxofre. Então repor os nutrientes extraídos realizando a manutenção dos níveis adequados de cálcio e enxofre são a garantia de constância nos médios a altos patamares de produtividade”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024