Aplicativo Adama HF ganha versão atualizada para auxiliar produção no setor de hortifrúti

Serviço auxilia agricultores com dados e informações relevantes para as culturas do setor

16.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Eduardo dos Santos Silva

O mercado digital é uma realidade inerente à vida de muitos agricultores no Brasil. A tecnologia se torna indispensável para otimizar o tempo de trabalho do produtor que enfrenta um grande número de desafios e investimentos para o manejo de suas culturas. Segundo dados da Embrapa, cerca de 45% das empresas do setor já utilizam pelo menos uma das novas técnicas para agricultura de precisão.

Com base nesse cenário, o aplicativo Adama HF, desenvolvido pela empresa global de agroquímicos Adama (leia-se Adamá), torna-se uma ferramenta para o produtor de hortifrúti, pois auxilia na gestão de suas culturas, trazendo um banco de imagens e informações para a identificação das pragas, plantas daninhas e doenças. Com nova versão, recém-lançada, a ferramenta traz outras funcionalidades que vão apoiar ainda mais os usuários.

Uma das principais novidades do serviço é a Caderneta de Campo, que permite ao agricultor registrar todas as atividades realizadas no manejo da cultura, desde o plantio até a colheita. As informações inseridas ficam salvas no sistema do aplicativo e, em um dispositivo com acesso em "nuvem", o que evita a perda de dados e ajuda o profissional a comparar sua produtividade ao longo das safras. Além disso, o usuário também pode conferir os intervalos de segurança de sua produção para realizar colheitas livres de resíduos químicos.

"O Adama HF permite, ainda, que o produtor acesse, em tempo real, as cotações dos produtos do Ceagesp, maior entreposto do País. Logo, o acesso às informações por meio do aplicativo se torna essencial para suas operações comerciais, já que as culturas de hortifrúti são extremamente vulneráveis a condições climáticas, que interferem diretamente em seus preços", afirma Roberson Marczak, gerente de Inovação da Adama.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024