App desenvolvido por startup ajuda a destravar comércio para agricultores familiares

Em meio a pandemia, app desenvolvido pela Elysios Agricultura Inteligente qualifica cooperativa com mais de 270 produtores a vender alimentos para hospitais

30.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Alves

Reinventar as relações de trabalho e comercialização tem sido um exercício frequente para vários setores do agro que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia de Covid 19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesse contexto, as tecnologias disponíveis para os produtores como, por exemplo, os aplicativos, passaram a ser não apenas uma vantagem, mas uma necessidade especialmente para pequenos produtores rurais.

Essa nova realidade já é observada na Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas, a Coomafitt, no litoral gaúcho. Com cerca de 200 famílias envolvidas, a Coomafitt oferta anualmente mais de 6,4 mil toneladas de 88 variedades de alimentos. O presidente da entidade, Bruno Engel Justin, afirma que a tecnologia já vinha sendo usada por alguns produtores, no entanto, a pandemia do coranavírus tem acelerado a necessidade.    

“Antes mesmo do coronavírus já havíamos buscado essa tecnologia devido a uma necessidade que se tinha em torno da rastreabilidade, uma obrigação para os produtos produzidos no campo. Mas o app que adotamos nos entrega além da rastreabilidade, outras ferramentas muito importantes para a gestão da cooperativa e das propriedades”, afirma Bruno Engel Justin.

O app que vem sendo utilizado por cooperados da Coomafitt, em diferentes culturas, é o Demetra, desenvolvido pela startup gaúcha Elysios Agricultura Inteligente. De acordo com os técnicos da Elysios, a ferramenta é como um caderno de campo digital, onde o produtor rural e técnico podem visualizar em tempo real a produção, coletar dados do campo e rastrearem todos os acontecimentos do cultivo.

“Desenvolvemos um aplicativo que permite coletar dados no campo e transformá-los em informações para otimizar processos, reduzir custos e aumentar rendimentos de várias culturas. Com ele é possível fazer controle de aplicação de defensivos e até gerar uma perspectiva de volume de safra. Além de produzir uma série de informações para a rastreabilidade dos hortifrutis e frutas”, explica o diretor comercial e um dos fundadores da startup, Mário Brito.

O diretor da Elysios, que utiliza inteligência artificial e a Internet das Coisas para desenvolver aplicativos como o Demetra, lembra que nessa época de pandemia, a rastreabilidade da plataforma permitiu aos produtores da Coomafitt obter uma licença para vender sua produção a um hospital. “Se não tivesse esse sistema, a cooperativa não conseguiria ofertar sua produção.”

O dirigente da Coomafitt, que também adotou todas as recomendações de distanciamento determinadas pelos órgãos oficiais de saúde, conta que a inclusão do app na rotina dos produtores vem sendo gradual, mas já agregou muito valor aos produtos e o objetivo é estender para todos os cooperados.

“Iniciamos com um projeto piloto envolvendo 10 associados. Depois, com a validação do projeto piloto, passou a aumentar a dinâmica de inserção de novos produtores e hoje contamos com aproximadamente 60 famílias utilizando de um total de 200 famílias que pretendemos atingir”, revela Justin.

Outro comportamento dos produtores que já é possível observar frente aos impactos causados pela pandemia do coronavírus, conforme destaca o presidente da Coomafitt, é a busca por alternativas para atingir novos mercados.

“Desejamos que todos os associados da Coomafitt utilizem o aplicativo, pois precisamos atingir novos mercados, especialmente os privados. Esse foi um desafio que essa crise nos mostrou. Temos uma necessidade de dialogar com o consumidor final, por isso o processo do aplicativo, da rastreabilidade, tem sido extremamente importante para atingir esse objetivo”, revela Justin.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024