Aprosoja Brasil assina acordo para viabilizar transporte pelo Canal do Panamá

O termo foi assinado durante o Panamá Brazilian Day

02.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Aprosoja Brasil

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) assinou nesta segunda-feira (1/4) um acordo com o governo do Panamá para permitir o intercâmbio de informações de mercado e potencial de exportação de soja e milho pelo canal. A ampliação dos negócios e a redução do custo para a utilização do canal no médio e longo prazos são alguns dos resultados esperados.

O termo foi assinado durante o Panamá Brazilian Day, evento que reuniu representantes comerciais de diversos países da América Latina e governo local na capital panamenha.

De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, um dos objetivos do acordo é compartilhar informações de mercado e de potencial de produção e exportação de soja e milho brasileiros pelo Canal.

Segundo ele, atualmente há muitos navios operando com grãos e isso torna o frete marítimo pelo Atlântico mais barato, embora este trajeto seja mais demorado do que pelo Canal do Panamá em direção à Ásia e Oriente Médio.

“O custo logístico para atravessar o canal acabou ficando mais caro. Se no futuro o custo logístico pelo Atlântico se equiparar com o custo de passar pelo Panamá os navios certamente seguirão essa rota alternativa, chegando alguns dias antes ao seu destino”, afirmou.

Participam da comitiva brasileira o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, e o vice-presidente da Aprosoja MT, Lucas Beber e o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, signatário do documento.

Também foi objetivo da comitiva visitar o novo canal do Panamá, construído em 1914 e ampliado em 2016, com novas eclusas, para poder receber embarcações de maior porte.

O Panamá Brazilian Day é um projeto de Investimentos e Comércio Brasil Panamá (CICPB), com a promoção da empresa brasileira GV Solutions Group.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024