Aprosoja-MT lança eventos técnicos voltados para a cultura do milho

Circuito Tecnológico e a Rodada Técnica do Milho objetiva fortalecer estudos e garantir melhores condições de produtividade

07.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Aprosoja

Com o objetivo de monitorar as lavouras e buscar assegurar um bom cenário de armazenagem e comercialização, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) lança, na próxima segunda-feira (11/03), o Circuito Tecnológico e a Rodada Técnica do Milho. Ambos serão realizados já a partir do próximo dia 11 de março.

A meta é fortalecer e avançar na área de estudos e garantir melhores condições na produção da cultura, eliminando doenças e pragas. O lançamento dos projetos será realizado no dia 11, na sede da Aprosoja-MT, com a presença de pesquisadores, jornalistas, diretores, delegados e colaboradores da Associação.

Conforme as equipes técnicas das gerências de Sustentabilidade e Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, durante o lançamento serão apresentados os resultados das cinco últimas edições do CT Milho, o panorama de expectativas da atual safra, a apresentação institucional do presidente da Associação, dados de pesquisas e ainda será concedida coletiva de imprensa.

A Rodada Técnica terá início já no dia 11, começando pelo município de Jaciara. Ainda em março, a equipe deve percorrer Canarana (12), Lucas do Rio Verde (14), Diamantino (14) e Campos de julho (15), com eventos que serão realizados na estrutura dos Sindicatos Rurais espelhados pelo estado.

Neste ano o Circuito Tecnológico do Milho entra na 6ª edição e, tradicionalmente, são realizadas avaliações visuais que indicam a qualidade da lavoura, tais como: incidência de doenças, nível de dano causado por insetos pragas, nível de controle de plantas daninhas, presença de palhada, aspecto geral da lavoura, espaçamento entre linhas e população de plantas. Após as inspeções são emitidos relatórios para os responsáveis pelas lavouras.

Pesquisadores 

Um dos pesquisadores convidados para o evento é Sergio Abud da Silva, que participa da equipe de genética e melhoramento de soja na Embrapa Cerrados, onde desenvolveu trabalhos na área de melhoramento genético, participando da criação das cultivares de soja convencionais.

Também falará sobre suas experiências Adriano Augusto de Paiva Custódio, pesquisador da área de proteção de plantas do Instituto Agronômico do Paraná, atuando nos Programas de Pesquisa Milho e Cereais de Inverno, desenvolvendo pesquisas focadas em epidemiologia aplicada ao manejo integrado de doenças. 

Serviço 

Evento: Coletiva de imprensa Circuito Tecnológico e Rodada Técnica do Milho

Local: Aprosoja (Rua Engenheiro Edgard Prazo Arze, 1777, 1º andar, Edifício Cloves Vettorato)

Horário: 11h

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024