Aprosoja promove curso de amostradores oficiais de sementes

Com aulas teórica e prática, supervisores de projetos e representantes dos núcleos da associação receberam treinamentos

20.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

Os supervisores de projetos e representantes de 12 Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) participaram nos dias 12 e 13 de maçro de um curso de formação de amostradores oficiais de sementes, em Cuiabá. 

 
Divididos em duas etapas, a teórica e a prática, o curso foi ministrado pelos professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 
 
A partir de agora, todos participantes poderão solicitar o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), que é o documento do Governo Federal que habilita o exercício das atividades de armazenador de sementes, beneficiador de sementes, comerciante de sementes e mudas, produtor de sementes, produtor de mudas ou reembalador. 
 
Demanda da diretoria da Aprosoja, na prática, o objetivo é que os participantes estejam aptos para obtenção de amostras de sementes que sejam representativas de lotes em quantidades adequadas para testes de avaliação da qualidade. Além disso, caberá aos supervisores atender as futuras demandas que os produtores rurais venham a ter relativas às sementes. 
 
“O curso aborda conceitos básicos de amostragem, segurança do amostrador, legislação específica, aulas práticas para obtenção de amostras no armazém, obtenção da amostra no laboratório e  amostragens especiais na detecção de  sementes geneticamente modificadas”, explica a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Cristiane Sassagima. 
 
Recém-contratada pela Aprosoja para a vaga de supervisora de projetos na Região Oeste 1, Fernanda Costa Ferreira afirma que o curso foi fundamental para as demandas rotineiras no campo. “Foi muito importante receber orientação e capacitação para realizarmos uma amostragem de melhor qualidade na propriedade rural, com isso podendo auxiliar e orientar o produtor nesse trabalho”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024