Aproximar o jovem do agronegócio é objetivo de evento YAMI

Juventude e representantes do setor se reúnem para debater tendências e inovações para o campo

30.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ana Flávia Gimenes

A importância crescente do agronegócio na economia nacional tem despertado nos jovens um olhar diferenciado para as oportunidades de trabalho no setor. Ao contrário do que era entendido, o campo passou a ser um local interessante para o desenvolvimento profissional, principalmente com o aumento do uso de tecnologias nas plantações e criações.

Focado neste contexto surge o YAMI – Youth Agribusiness Movement International, um movimento que pretende, nos dias 08 e 09 de outubro, reunir jovens e representantes do agro para debater temas de relevância como inovações, tendências do mercado, startups, empreendedorismo e sucessão familiar. O evento será promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

“Nosso objetivo é oferecer um espaço aberto, dedicado a apresentar e discutir a importância da nova geração no desenvolvimento do agronegócio, por conta de sua visão inovadora e familiaridade com o uso de tecnologias. O evento pretende apresentar as informações que ajudem a prepará-los para o mercado de trabalho, orientando quanto aos desafios e transformações do setor nos próximos anos”, explica a Show Manager do YAMI, Renata Camargo.

Para a médica-veterinária e diretora da ABCZ Jovem, Ana Eliza de Carvalho Ártico, o evento é muito importante, pois a realidade dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho está distante do segmento. “Somos uma geração digital. Os jovens acreditam que as oportunidades estão na tecnologia utilizada nos grandes centros, mas o YAMI pretende mostrar que está em todos os lugares, inclusive no agronegócio. Nós, do ABCZ Jovem, apoiamos o evento, pois acreditamos que ele aproximará esse novo público da realidade do setor, auxiliando-o na preparação para o mercado de trabalho”, afirma a jovem de 25 anos.

Para a idealizadora do portal Jovens do Agro, Saile Dayani Farias, o YAMI será um marco na valorização e interação entre esses players que são apaixonados, atuam e fazem a diferença no agronegócio. “Essa é a oportunidade que faltava para a promoção do networking de alto nível entre lideranças jovens atuantes no setor e demais participantes, que almejam fazer parte dessa área tão essencial ao progresso econômico do nosso país”, destaca a engenheira agrônoma.

Expectativa positiva

Com mais de 50% dos convites vendidos, a expectativa para a realização da primeira edição do YAMI é muito positiva. “Serão dois dias de imersão, conteúdo e networking. Esperamos que o evento seja uma grande incubadora de ideias, estimulando a inovação e buscando soluções reais para o futuro do agronegócio”, reforça a Show Manager.

“Apoiamos o evento devido à sua grande representatividade para o futuro do setor, pois esses jovens serão os novos gestores, pecuaristas e agricultores do nosso país”, salienta a diretora da ABCZ Jovem.

“As expectativas que temos são as melhores, haja vista que se trata de um evento pioneiro e que vem ao encontro do anseio em poder unir, em um Congresso específico, jovens dispostos a inovar e alavancar a atividade no Brasil”, finaliza a representante do portal Jovens do Agro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024