NOTÍCIAS

​Área de Tecnologia na Expointer desafia produtor a maior rentabilidade na lavoura de milho

  • 02/09/2016 |
  • Alessandra Bergmann

Espaço da tecnologia Foto:Emerson Foguinho/Divulgação/Sistema Farsul

A agricultura de precisão é um dos destaques do Salão do Empreendedor Rural na Expointer 2016, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE-RS, através do Programa Juntos para Competir. Com 140 m², a inédita Área de Tecnologia desafia o produtor rural a alcançar altas produtividades no plantio de milho. Uma estrutura montada no Pavilhão Internacional com cinco espaços específicos mostra técnicas para aperfeiçoar as etapas do cultivo, aumentando a produtividade e reduzindo custos. A Expointer ocorre entre 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Cada um dos espaços simula determinada etapa do cultivo. No primeiro, há um mini pivô central a fim de mostrar o manejo da lavoura com área irrigada, técnicas de irrigação mais eficazes e intervenções necessárias, além da utilização de um drone (equipamento aéreo comandado por controle remoto) para monitoramento da atividade. O segundo espaço aborda o grid amostral georreferenciado, uma análise de solo que aponta a quantidade de nutrientes encontrada em determinadas áreas da propriedade. A terceira etapa aborda o mapa de aplicação de fertilizantes conforme o mapa de fertilidade, elaborado a partir da fase anterior.

Já no quarto espaço da Área de Tecnologia o visitante pode conferir o plantio preciso de sementes e distribuição especial conforme as velocidades do implemento utilizado. A última etapa apresenta o mapa de colheita, através do qual o produtor tem condições de medir a produtividade de toda área plantada.

As atividades da Área de Tecnologia são gratuitas e conduzidas por técnicos do SENAR-RS, que apresenta parte dos conteúdos trabalhados regularmente através do Programa de Tecnologia de Precisão no interior gaúcho. A proposta da ação é estimular o domínio de tecnologias no campo para crescimento da agricultura de precisão no Estado. O horário de funcionamento do espaço é das 8h30 às 18h30.

Salão do Empreendedor Rural

O espaço, de 1.200 metros quadrados, destaca, ainda, cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e cultura do milho. Nestas áreas tem enfoque toda a cadeia produtiva, e como tendência será abordado o forte avanço da olivicultura no Estado.

Na Arena do Conhecimento o visitante tem acesso a capacitações e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os principais assuntos, estão: Grandes Culturas Anuais – Milho; Apicultura; Fruticultura; Olericultura; Olivicultura; Turismo Rural; Empreendedorismo; Energia Sustentável e Tendências do Agronegócio. No Espaço de Atendimento, os empreendedores rurais têm acesso a duas ferramentas específicas, que fornecem suporte de gestão e diversificação produtiva.

A programação compreende, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul, que chega na sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destaca, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura