​Armazenamento correto de sementes é fundamental para manutenção da qualidade

O armazenamento das sementes de soja desde o final do beneficiamento até o momento do plantio é um processo fundamental para manutenção da qualidade

01.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
ABRASS


O armazenamento das sementes de soja desde o final do beneficiamento até o momento do plantio é um processo fundamental para manutenção da qualidade, que implica em infraestrutura adequada e umidade e temperaturas controlados todo o tempo.

Da colheita das sementes (realizada em todo país até o segundo bimestre do ano) até o plantio da próxima safra é um tempo longo, em que o produto precisa estar sob as condições mais adequadas de armazenamento.

“A semente é um organismo vivo e sensível, que precisa de cuidados especiais para que seja mantida a qualidade fisiológica até o momento do plantio. Umidade e temperatura fora do ideal pode provocar, dentre outros danos, perda de vigor e germinação”, explica a engenheira agrônoma Adriana Del'Isola, assessora técnica da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS).

Segundo estudos técnicos, o local ideal de armazenamento deve estar limpo e seco, com temperatura que não ultrapasse 25 graus Celsius e umidade até 70%, sem grandes oscilações.

“Por isso a importância de o agricultor optar por sementes certificadas e conhecer seu fornecedor, saber como é a estrutura do sementeiro que irá lhe vender a semente. A estrutura física e corpo técnico das empresas multiplicadoras de sementes permitem cumprir todos os requisitos técnicos de armazenamento”, recomenda o presidente da ABRASS, Marco Alexandre Bronson e Sousa.

O presidente explica que, nas empresas certificadas, o processo de armazenamento vai além do controle de umidade e temperatura. “Não é uma simples estocagem. Durante o tempo em que estão armazenados, os lotes passam por testes constantes de tetrazólio em laboratório e testes de vigor e de germinação em canteiro, para acompanhamento das condições fisiológicas das sementes. Equipes monitoram e controlam umidade e temperatura. Investimentos são feitos em infraestrutura, isolamento térmico, resfriamento e equipe, tudo para garantir o melhor resultado possível”, afirma Marco Alexandre.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024