Arroz irrigado terá custos de produção atualizados em quatro municípios do Rio Grande do Sul

A partir de segunda (11/02), Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Pelotas e Santo Antônio da Patrulha vão receber técnicos do Conab

08.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Conab

Quatro municípios do estado receberão técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir desta segunda-feira (11), para a realização de painéis destinados à atualização do pacote tecnológico do arroz irrigado, utilizado nos coeficientes que compõem o custo de produção deste produto.

As reuniões para discussão dos parâmetros, que seguem até sexta-feira (15), ocorrerão nas cidades de Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Pelotas e Santo Antônio da Patrulha. Nesses locais, serão ouvidos os produtores e suas representações, como cooperativas, associações e órgãos de extensão rural, assim como representantes dos segmentos de máquinas e defensivos agrícolas. “A participação de todos os agentes da cadeia ligada à cultura é essencial para que o trabalho seja o mais apurado possível”, ressalta o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, José Ramão Kuhn Bicca.

Esse trabalho é realizado periodicamente pela Conab para apurar quanto gasta o produtor com sementes, defensivos agrícolas, mão de obra, máquinas, equipamentos, entre outros. Posteriormente, a Conab utiliza essas informações para balizar o cálculo do preço mínimo, utilizado pelo governo federal na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Cronograma das reuniões

Dia: 12/02 – às 8:30h – Local: Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana 

Dia: 13/02 – às 14h – Local: Sindicato Rural de Cachoeira do Sul

Dia: 15/02 – às 8:30 – Local: Sindicato Rural de Pelotas

Santo Antônio da Patrulha: local e data a definir

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024