Arrozeiros buscam queda da taxa de juros no Plano Safra 2020/2021

Federarroz também tem como pleito a desburocratização do acesso ao crédito junto às instituições financeiras

10.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Com o Plano Safra previsto para ser divulgado na próxima semana, a redução da taxa de juros vem sendo o maior debate entre representantes do setor. A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) também está solicitando que a medida seja implementada para o próximo período de forma a beneficiar os produtores nas mais diversas linhas de programas previstos na proposta de apoio aos agropecuaristas.

Segundo o presidente da entidade, Alexandre Velho, a expectativa é de uma diminuição significativa da taxa de juros com relação ao Plano Safra. "Nós temos uma realidade hoje de uma Taxa Selic a 3%, existe uma necessidade de adequação dos patamares dos juros cobrados nos financiamentos e esperamos uma queda de pelo menos 2% na taxa de juros. Esperamos que a ministra anuncie isto que é uma demanda não só do setor arrozeiro mas do setor agropecuário em geral", destaca.

Outra questão mencionada pelo presidente da Federarroz é a facilitação da chegada do crédito ao produtor, que muitas vezes passam por entraves junto às instituições financeiras. "Precisamos de uma desburocratização do sistema de crédito, facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural para que consigam acessar os financiamentos a uma taxa de juros mais adequada a sua realidade", conclui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024