Arrozeiros debatem seguro agrícola em Brasília

O produtor de sementes de arroz de Santo Antônio da Patrulha (RS), Luiz Carlos Machado, representou a ABRASEM, por meio da APASSUL na reunião da Câmara Setorial do Arroz do MAPA

27.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Marianna Rebelatto

O produtor de sementes de arroz de Santo Antônio da Patrulha (RS), Luiz Carlos Machado, representou a ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), por meio da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) na reunião da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O encontro, que ocorreu no dia 21 de maio de 2019 em Brasília, discutiu várias pautas de interesse do setor arrozeiro, tais como a entrada do produto oriundo de países do Mercosul, a certificação e o incentivo ao consumo. Um dos assuntos que movimentou a reunião foi a questão do seguro agrícola, tema sugerido pelo representante da APASSUL no encontro. Na ocasião, Pedro Augusto Martins Loyola Junior, do Departamento de Gestão de Risco da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, anunciou para 2020 um aumento significativo de aporte de recursos para o seguro rural.

Machado destacou a obrigatoriedade do uso de semente legal nas operações de seguro rural. “Se for efetivado o seguro, o produtor estará garantido caso esteja utilizando sementes proveniente de produtores inscritos no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) ou sementes de uso próprio (anexo 33)”, afirmou.

O diretor da APASSUL, engenheiro agrônomo Jean Carlos Cirino, complementa que os agricultores devem estar atentos para a legalidade quanto ao uso de sementes para evitar futuros contratempos relativos ao seguro agrícola.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024