Atto Sementes apresenta soluções para soja com foco em produtividade e proteção

Vigor superior proporciona ganhos de até 35% na produtividade, uniformidade e velocidade de emergência além de maior numero grãos por planta

17.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil terá recorde na produção de grãos, com destaque para a soja. Esse desempenho da oleaginosa começa pela escolha da melhor semente, que tenha tratamento superior, forneça aumento de produtividade, performance e alto vigor. Para as sucessivas conquistas, os agricultores brasileiros dispõem de soluções eficientes, que vão muito além da semente.

Os mais de 40 anos de trabalho deram à ATTO know-how para a produzir alta performance em sementes. O laboratório próprio, na Unidade Industrial, o primeiro credenciado pelo Ministério da Agricultura no Brasil, realiza mais de 30 mil testes por ano e possui algoritmos próprios para selecionar lotes de sementes de altíssimo vigor que ajudam o agricultor assertar o estande de plantas e produzir mais e melhor, mesmo com as intempéries, como foi o caso da falta de chuva na safra 20/21.

“Cada vez mais o agricultor está consciente da importância da qualidade da semente. Não é só a genética. A genética tem a carga dela, a semente também deve ter a qualidade fisiológica, para que saia uniforme, tenha uma arrancada boa e consiga expressar todo o potencial produtivo. São diversos trabalhos de pesquisa que mostram aumento de produtividade de até 35% em uma mesma genética, saindo de uma semente de qualidade inferior para superior”, afirma o presidente do Grupo ATTO, Odilio Balbinotti Filho.

Anualmente, os especialistas da ATTO ouvem o mercado e analisam dados para determinar o melhor portfólio de cultivares. Hoje, a empresa oferece mais de 30 opções, com genética dos obtentores: Brasmax, Monsoy, Nidera, Soytech, Syngenta e TMG.

“Nós investimos para minimizar o risco do agricultor, para dar segurança e ter mais tranquilidade para produzir. O produtor investe na fertilidade do solo, em máquinas modernas, e isso tudo pode ser comprometido se ele não tiver uma semente de alto padrão. A semente é a base da lavoura”, afirma o diretor comercial, Marcelo Laurente.

Desempenho acima da média

Entre as principais informações, está a alta performance, que resulta em maior produtividade a campo, na safra 19/20, nos trabalhos de lado a lado, as sementes ATTO produziram 3,46 sacas por hectare a mais que a mesma cultivar da marca concorrente. Além dos dados da empresa, vários estudos científicos comprovam que uma semente de alto vigor produz até 35% a mais quando comparado a uma semente de baixo vigor, isso se dá em função principalmente da maior velocidade de emergência, uniformidade e aumento do número de grãos por planta.  

Junto à performance, a empresa busca entregar precisão no plantio.  O IPA, índice exclusivo, calculado a partir de algoritmos, cruzando vários testes e baseado principalmente em vigor, se traduz em um índice para facilitar a vida do agricultor na hora de regular a plantadeiras. Com o IPA, o agricultor aumenta sua probabilidade de atingir o estande desejado mesmo em situações extremas. Na safra 20/21, o IPA médio de todos os lotes de sementes entregues pela ATTO foi de 96%, ou seja, a cada 100 sementes da ATTO, em média, vão se tornar plantas de alta performance 96%, bem acima dos padrões de germinação exigidos pela legislação. Com essa constatação, o agricultor tem informações precisas para melhor regular a plantadeira e ter o estande de plantas desejado. “Com nossa semente, não é necessário fazer teste de canteiro”, afirma o diretor.

Calculado em planta

Outra solução da ATTO é o Plantha, sistema que entrega plantas de alta performance por hectare, o que auxilia o agricultor a realizar a compra de forma precisa e facilitada. Dessa forma, o produtor evita sobras ou faltas expressivas de sementes, gerando economia, e tem a garantia de fechamento da área cultivada. O sistema garante simplicidade no planejamento da safra. “Nós somos a única empresa que vende plantas e isso só é possível porque temos o IPA que representa com bastante precisão o comportamento de cada lote de sementes. E isso é um benefício grande para o produtor já que sobrar ou faltar semente é um grande transtorno”, reforça Laurente.

A ATTO também desenvolveu o Escud, que é a solução em tratamento industrial de sementes, solução que gera proteção com eficiência e segurança. O tratamento industrial Escud garante a aplicação da dosagem correta de cada produto e uma cobertura de toda a superfície da semente. O tratamento industrial é mais efetivo do que o feito na fazenda, além de máquinas de última geração estão envolvidas pessoas altamente capacitadas para garantir que a “receita” sairá com precisão.

Outra vantagem é a flexibilidade das “receitas”, são mais de 15 combinações, dando a possibilidade do agricultor escolher os produtos que melhor atendem a situação da sua lavoura.

Por fim, a ATTO dispõe do Protege, para qualquer acidente na fase de implantação da lavoura. Sem custo adicional, caso necessite fazer o replantio, a empresa garante a reposição das sementes. “A ATTO Sementes viu essa dificuldade do agricultor e entendeu que era uma dor muito grande, então criamos o Protege, uma garantia estendida. Se por algum infortúnio ou insucesso, por praga ou condição climática, por exemplo, o produtor precise fazer o replantio, a ATTO entrega a semente para ele sem custo algum”, explica Balbinotti Filho. “Isso porque confiamos no vigor da nossa semente”, complementa.

Atualmente, o agricultor conta com uma gama de informações e soluções eficientes para, sem dúvida, alcançar a estimativa do IBGE e produzir nesta safra 262 milhões de toneladas, sendo 130 milhões somente com soja (aumento de 7,2% em relação à produção de 2020).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024