Atua Agro expande as operações na região Sul com 20 novas unidades

Empresa estreia no Paraná com abertura de 12 lojas; RS recebe oito novos espaços assinados pela rede de lojas próprias da Syngenta

02.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Comunicação Syngenta

Devido à experiência positiva acumulada desde seu lançamento, em agosto de 2019, e identificando oportunidades de evolução para outras cidades, a Atua Agro anuncia a expansão de duas para 22 lojas na região Sul do país, que passam a operar na safra 2020/21. O Rio Grande do Sul contará com oito inaugurações que, somadas às duas unidades abertas no ano passado em Santa Maria e Ijuí, totalizam 10 espaços assinados pela Atua Agro. A empresa também estreia suas atividades no Paraná, com a implantação de 12 novas lojas.

No Rio Grande do Sul, as cidades que receberão as novas Atua Agro são: Jóia; Panambi; Espumoso; Alegrete; São Gabriel; Cruz Alta; São Sepé e São Vicente do Sul. No Paraná, os municípios serão: Cascavel; São Miguel do Iguaçu; Céu Azul; Cornélio Procópio; Ibaiti; Andirá; Santo Antônio da Platina; Wenceslau Braz; Santa Helena; Guaraniaçu; Tibagi e Ponta Grossa.

De acordo com Ricardo Perez, Diretor Executivo da Atua Agro, os locais foram escolhidos estritamente por serem de regiões de grande importância agrícola, baixa participação de mercado e amplo potencial de expansão. O principal objetivo, ressalta, é que os espaços sejam utilizados para aprofundar o entendimento sobre as necessidades dos agricultores locais, aperfeiçoando as ofertas e promovendo uma experiência positiva aos produtores.

"Assim como as duas lojas inauguradas no ano passado, as novas unidades servirão como postos avançados de modernização do agronegócio regional. O objetivo é que todo o aprendizado alcançado com a experiência possa ser compartilhado com os demais canais de distribuição da Syngenta, disseminando práticas e resultados cada vez mais efetivos para todos os parceiros", explica o executivo. "Na safra de 2019/20, por meio das Atua Agro de Santa Maria e Ijuí, atendemos mais de 500 agricultores e difundimos tecnologias por meio de palestras com especialistas e interações em campo, mesmo num contexto adverso como o de 2020", completa.

Perez reforça que a expansão não altera a estratégia da Syngenta de fortalecer e investir nos parceiros de distribuição, já que a empresa continua reconhecendo a alta reciprocidade e fidelidade da rede de distribuição. "O propósito das lojas próprias é somar forças com nossa rede de distribuição, que é indispensável para nossas operações. Nossa finalidade é qualificar ainda mais o atendimento aos produtores locais e, assim, levar as melhores as práticas agrícolas para os parceiros em todo o Brasil."

Parcerias de sucesso

Para oferecer soluções completas e robustas ao agricultor, as novas unidades da Atua Agro contam com parcerias em todas as frentes de seu portfólio. A parte de químicos fica por conta de todo o Syngenta Group, com destaque para Syngenta Crop Protection e Adama, no Rio Grande do Sul. Para sementes de soja e milho, a empresa se apoiará em duas grandes marcas: NK e Nidera. Para outras culturas, como trigo e feijão, serão estabelecidas parcerias locais para aquisição de sementes.

Os parceiros que fortalecem as soluções da área de fertilizantes de solo da Atua Agro, tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Paraná, são o Grupo Fertipar, Piratini e Mosaic. Para nutrição foliar e adjuvantes, a rede conta com as tecnologias da Compass Minerals, enquanto os bioestimulantes de uso foliar ficam a cargo da Valagro - empresa italiana de biológicos recém adquirida pela Syngenta. Na frente de inoculantes, a parceria é com a Rizobacter. No Rio Grande do Sul, a Atua Agro possui, ainda, outros dois parceiros: a Sotller e Yara Fertilizantes, esta última nos municípios de Ijuí e Santa Maria.

Gestão digital: um diferencial da Atua Agro

A gestão digital das propriedades é uma tendência que a Atua Agro está trazendo de forma estruturada para seus clientes. Segundo Perez, a solução engloba a conjunção entre o trabalho realizado por pessoas, com a rapidez do mapeamento digital das situações que ocorrem na lavoura. A plataforma digital atuará em três grandes frentes:

● Planejamento Orçamentário: gerenciamento de todos os custos de produção, seja com fertilizantes, óleo diesel, mão de obra, etc.

● Controle de pragas, doenças e mapeamento de fertilidade: por meio da tecnologia de mapas com imagens de satélite, o agricultor obtém rapidez na visibilidade dos problemas da lavoura e nas tomadas de decisões mais estratégicas.

● Consultoria: o produtor conta com o auxílio de uma equipe de suporte, justamente para que consiga extrair o máximo desempenho das tecnologias adquiridas.

"A ideia é disponibilizar cada vez mais informações relevantes para o agricultor e apoiá-lo em suas tomadas de decisão. Assim, com a consultoria técnica da Atua Agro, será possível obter o melhor retorno sobre o investimento feito na lavoura. Estamos oferendo o que há de mais moderno e avançado em termos de gestão digital no campo", ressalta o executivo.

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