Auditores Fiscais apreendem mais de 5 mil litros de agroquímicos fraudados

Operação Riado ocorreu entre os dias 2 e 3 de junho e apreendeu também mais de 2 mil litros de fertilizantes sem registro

09.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Victor Correia

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) apreenderam 5.266 litros de agroquímicos irregulares durante a Operação Riado em 5 municípios nas regiões de Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro – Minas Gerais – nos dias 2 e 3 de junho. A ação ocorreu em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço de armazenamento de insumos agrícolas e visou a verificar o armazenamento, comércio interestadual e origem de defensivos. Foram apreendidos ainda 2.700 litros de fertilizantes sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com origem desconhecida.

“Os agroquímicos fraudados não possuem a mesma eficácia dos agroquímicos registrados originais”, conta o Affa Peter Alex Honzak, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas da SFA/MG. “Muitos estão diluídos ou apenas apresentam na sua composição pequena porcentagem do ingrediente ativo e corantes”, continua.

A operação verificou os lotes, embalagens, rótulos, lacres e prazos de validade dos produtos encontrados nos estabelecimentos fiscalizados, além da prática de fracionamento de defensivos em alguns locais. Os defensivos fraudados chegam a um valor de mais de R$ 1 milhão de reais e poderiam causar prejuízos aos produtores rurais que os utilizassem em suas lavouras.

A operação ocorreu em conjunto com o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), que também encontrou irregularidades no armazenamento dos produtos e empresas que os estavam comercializando e não possuíam registro junto ao órgão. As empresas autuadas terão que responder a processo administrativo e as multas podem chegar a R$ 200 mil, além da destruição sumária dos defensivosfraudados. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024