NOTÍCIAS

Auditores fiscais federais agropecuários fazem Assembleia Geral na sexta-feira

  • 27/06/2018 |
  • Nádja Reis

Na próxima sexta-feira (29/06), os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) vão realizar uma série de atividades em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, celebrado no dia 30 de junho. Entre as atividades está uma Assembleia Geral que pode aprovar um indicativo de paralisação.

Haverá ações em todos os Estados, e parte da assembleia será transmitida a partir do Porto de Santos. "Vamos realizar, por videoconferência, nossa Assembleia Geral. Apresentaremos para toda a categoria uma contraproposta ao projeto de modernização da Defesa Agropecuária que o Ministério nos trouxe em março. Vamos, também, debater outros pontos de reivindicação da categoria, como a equiparação salarial com outras carreiras de auditoria e a urgente realização de concurso público", explica o diretor de política profissional do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Antônio Andrade. Além da assembleia, em Santos, haverá um café da manhã e palestras ao longo do dia.

A proposta de modernização foi apresentada em março, pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Anffa Sindical analisou a proposta, discutiu com a categoria e o resultado deste trabalho será apresentado na sexta-feira. "Nós concordamos com boa parte do projeto apresentado, mas há divergências e estas, para nós, são inaceitáveis, como a limitação das competências da Secretaria de Defesa Agropecuária", afirma Andrade. O sindicato acrescentou à proposta processos que valorizem a meritocracia na ocupação de cargos e capacitação ao longo da vida profissional do auditor.

Segundo Andrade, havendo aprovação da proposta pela categoria, será agendada uma reunião com o ministro para que a entrega ocorra pessoalmente. "A Assembleia Geral também vai tratar dos nossos outros pontos de reivindicação, como a realização de concurso público para o preenchimento das 2.500 vagas que estão abertas, o pagamento do adicional de fronteiras, já combinado com o Mapa e cumprido muito parcialmente, e a equiparação salarial com as demais carreiras de auditores", explica Andrade.

Em todos os Estados, as delegacias sindicais do Anffa farão atividades. Em Brasília, o dia começará com um café da manhã no auditório do Mapa, logo em seguida, os auditores acompanharão a Assembleia Geral e, no final do dia, haverá uma celebração do aniversário da carreira. "Sugerimos que as delegacias promovam debates e palestras sobre a valorização da carreira. Há Estados que realizarão, por exemplo, palestras sobre previdência privada, outros, realizarão um debate sobre melhorias de trabalho", comenta o coordenador de mobilização do Anffa Sindical, Welciton Alves.

"A categoria aguarda o resultado dos avisos emitidos pelo ministro da agricultura ao ministro do planejamento, que solicitam reposição de pessoal e o nivelamento com as demais carreiras de auditoria", destaca o diretor de comunicação e relações públicas do Anffa Sindical, Roberto Siqueira Filho. "Apesar da demora, ainda acreditamos na força e na vontade do ministro Blairo Maggi em solucionar estas questões", conclui.

ver mais notícias