Auditores Fiscais Federais Agropecuários realizarão diagnósticos de Covid-19

Servidores que atuam nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária usarão as instalações com equipamentos de última geração para possibilitar mais testes durante pandemia

25.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Victor Correia

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) realizarão testes para diagnósticos da Covid-19 nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária, os LFDAs. A medida foi divulgada na última terça-feira (24) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e amplia a participação direta que os Affas têm no combate à pandemia.

“Os LFDAs dispõem de Affas especialistas em virologia, diagnóstico laboratorial e biossegurança”, conta o diretor de Política Profissional do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Antônio Andrade. “Esses servidores têm um vasto conhecimento da área e têm plenas condições de realizar diagnósticos em larga escala. Além disso, têm experiência em lidar com os vírus que causam doenças em animais, muitas transmissíveis para humanos”, continua.

No total, o Mapa disponibilizou 84 laboratórios para auxiliar na detecção de casos da Covid-19, com capacidade para analisar 76 mil amostras por dia. Desses, cinco são LFDAs, localizados em Porto Alegre (RS), Recife (PE), Goiânia (GO), Campinas (SP) e Pedro Leopoldo (MG).

Os Affas que atuam nos laboratórios são extremamente qualificados e acostumados a usar os equipamentos RT-PCR, que são referência na confirmação de casos de Covid-19. Mesmo sendo usados para diagnósticos, os laboratórios continuarão atuando nas atividades de defesa agropecuária.

“Os LFDAs possuem equipamentos e materiais de última geração à disposição dos Affas”, diz Antônio Andrade. “Esse é um exército que pode muito bem ser usado nessa luta para conter a pandemia”, continua.

Os esforços dos laboratórios se somam à atuação constante dos Affas para manter o abastecimento de alimentos e produtos de origem animal e vegetal em meio à crise. Os servidores mantêm serviços essenciais à população mesmo com a falta de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, colocando-se em risco de contaminação – principalmente aqueles que trabalham em portos, aeroportos e postos de fronteiras.

O Anffa Sindical acompanha de perto a situação e está formando um comitê de crise para trabalhar em novas medidas de apoio aos Affas a fim de manter os serviços essenciais em um momento tão delicado quanto esse.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024