Aumento da eficiência produtiva de cana-de-açúcar pode ser obtido com fertilizante especial

Solução da Mosaic Fertilizantes reúne nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, que reduz perdas por volatilização

04.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Salatini

O longo período de chuvas abaixo da média histórica prejudicou o início da safra de cana-de-açúcar de 2021/2022 em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Por isso, as usinas começaram uma moagem tardia nesse ano. Da safra atual, foram processadas 15,630 milhões de toneladas, computando uma queda de 30,8% em comparação com o ano passado, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Com a menor oferta de açúcar, os preços da commodities se mantêm firmes em São Paulo, fazendo com que os produtores priorizem entregas de contratos antecipados. Os preços do etanol também tiveram alta ao longo dos últimos doze meses.

Apesar da constância dos preços, para contornar o cenário climático e honrar os contratos, os produtores de cana-de-açúcar precisam de soluções que incrementem a fertilidade do solo para aumentar sua rentabilidade sem abrir mão da sustentabilidade. A produtividade da cana-de-açúcar pode ser influenciada por inúmeros fatores, e entre os mais relevantes, estão a correção de solo e adubação.

Mosaic Fertilizantes desenvolveu o Excellen, produto da linha especial, com nitrogênio altamente concentrado (46%) e estabilizado com inibidor de urease. Essas propriedades reduzem perdas por volatilização, o que de acordo com o fabricante geram redução de custos com armazenagem, melhora no manejo operacional e diminuição do potencial de queima de folhas.

No cultivo da cana-de-açúcar, o solo é o principal fornecedor de nitrogênio e a aplicação e utilização eficiente deste nutriente é fundamental para o desenvolvimento de plantações saudáveis e de alta produtividade. “O nitrogênio é um dos nutrientes mais exigidos pelas plantas e, apesar de estar presente na atmosfera em grandes quantidades e na forma de gás, as plantas não são capazes de utilizá-lo como o fazem com o gás carbônico, por exemplo. Por isso, o fornecimento de nitrogênio nas adubações garante com que o solo consiga fornecer o nutriente para as plantas e promover o seu crescimento e desenvolvimento”, comenta Flávio Bonini, gerente de Serviços Técnicos da Mosaic Fertilizantes.

“Além das soluções para as culturas, nosso time de 150 agrônomos ainda atua para aconselhar os agricultores a tomar a melhor decisão possível para alcançar os potenciais produtivos de suas culturas. Uma das dicas dentro do nosso portfólio é utilizar o Excellen aliado aos fertilizantes da Linha Performance, combinação que concentra ainda mais resultados, com ganho médio na soqueira de 7 toneladas de cana por hectare”, explica Bonini.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024