Avanços da pesquisa com fruteiras nativas são tratados em curso on-line

Foco será nas seguintes espécies: pequi, mangaba, baru, araticum e cagaita, que estão entre as de maior potencial econômico na região do Cerrado

01.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Os avanços obidos pela pesquisa nos últimos 20 anos sobre propagação e domesticação de fruteiras nativas serão compartilhados na próxima terça-feira (05/10) em mais uma edição do evento Capacitação em Fruticultura Tropical. A palestra técnica ficará a cargo do pesquisador da Embrapa Cerrados, Ailton Pereira. O foco será nas seguintes espécies: pequi, mangaba, baru, araticum e cagaita, que estão entre as de maior potencial econômico na região do Cerrado. A transmissão será pelo canal da Embrapa no Youtube, a partir das 9h.

Na palestra, o pesquisador irá detalhar as técnicas de propagação sexuada (por semente) e assexuada (enxertia e estaquia) de modo a embasar a domesticação dessas espécies e, assim, permitir o cultivo delas com vistas à recomposição de áreas degradadas ou antropizadas ou mesmo contribuir para a implantação ou diversificação de pomares com espécies nativas. Existem mais de 70 espécies frutíferas nativas do Cerrado com valor econômico atual ou potencial e pelo menos 16 delas apresentam grande potencial comercial.

Ao longo da sua história de 46 anos, a Embrapa Cerrados tem trabalhado com as principais frutíferas nativas do Cerrado. Segundo Fábio Faleiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade e coordenador do evento, os avanços tecnológicos com as frutíferas nativas obtidos pelas equipes técnicas estão relacionados à caracterização e uso de recursos genéticos, ao desenvolvimento de métodos de propagação vegetativa ou por sementes e às demais práticas importantes para a domesticação dessas espécies, incluindo a seleção de genótipos geneticamente superiores tendo em vista o melhoramento genético.  

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Programação já concluída 

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foram apresentados por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra ocorreu no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado. 

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho (RS). No dia 20, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta. 

No dia 08 de setembro, o assunto tratado foi Frutas temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido (PE). 

A última palestra tratou, no dia 21 de setembro, do tema Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura, com o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia.

Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h: 

Serviço

Palestra: Propagação e domesticação de fruteiras nativas 

Quando: 05 de outubro, às 9h 

Onde: Canal da Embrapa no YouTube

Capacitação em Fruticultura Tropical
Capacitação em Fruticultura Tropical

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024