Bactérias encontradas no espaço tem efeito associado a plantas agrícolas

Gênero Methylobacterium está envolvido na fixação de nitrogênio, solubilização de fosfato, tolerância ao estresse abiótico, crescimento de plantas e atividade de biocontrole

17.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar

Quatro cepas pertencentes à família da Methylobacteriacea isoladas em dois voos consecutivos na Estação Espacial Internacional (ISS) podem ter efeito associado à agricultura. É o que aponta um artigo, assinado pelos pesquisadores Swati Bijlani, Nitin K. Singh, VV Ramprasad Eedara , Appa Rao Podile , Christopher E. Mason , Clay CC Wang e Kasthuri Venkateswaran , publicado na última segunda-feira (15/03) no Frontiers in Microbiology.

Segundo o estudo, “o gênero Methylobacterium consiste em 45 espécies reconhecidas, presentes em uma ampla variedade de habitats, incluindo ar, solo, água doce e sedimentos, e podem existir na forma livre ou associadas a tecidos vegetais”. Estão envolvidas na fixação de nitrogênio, solubilização de fosfato, tolerância ao estresse abiótico, promoção de crescimento de plantas e atividade de biocontrole contra patógenos de plantas.

“Por exemplo, um novo Methylobacterium sp. 2A resultou em maior densidade de raízes laterais em culturas de batata inoculadas, mesmo sob condições de estresse salino, em comparação com plantas controle que não foram inoculadas com a bactéria; também foi descoberto que exibe atividade de biocontrole contra vários patógenos de plantas ( Grossi et al., 2020 ). Além disso, a análise genômica de Methylobacterium sp. 2A revelou a presença de vias metabólicas envolvidas na promoção do crescimento da planta, incluindo os genes para a produção de uma auxina, ácido 3-indol acético ( Grossi et al., 2020 )”, diz outro trecho do artigo.

Em um experimento de rastreamento microbiano em andamento na Estação Espacial Internacional (ISS), quatro cepas pertencentes à família Methylobacteriaceae foram isoladas ( Checinska Sielaff et al., 2019 ). Algumas das espécies de Methylobacterium que são filogeneticamente relacionadas a essas cepas de ISS foram isoladas de fontes vegetais ( Kang et al., 2007 ; Chaudhry et al., 2016 ), indicando que as cepas de ISS também podem exibir propriedades relacionadas à promoção do crescimento de plantas.

A íntegra do estudo aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024