NOTÍCIAS

Bahia Farm Show 2019 é palco de novas tecnologias para o setor agrícola

Além de máquinas convencionais, a feira apresenta diferentes equipamentos com dispositivos de última geração embutidos.

A Bahia Farm Show se tornou, nos 15 anos de existência, o ambiente para a exposição das novidades na área da tecnologia. Em meio a máquinas convencionais, pode-se encontrar na feira uma grande diversidade de equipamentos com dispositivos de última geração embutidos. As tecnologias mais utilizadas atualmente são sistemas de comunicação em GPS e 4G; drones; Big data e softwares de telemetria e planejamento que analisam a operação de plantadoras, pulverizadoras, colheitadeiras e outras máquinas.

O Farmers EDGE, sistema de agricultura de precisão e soluções de gestão de dados independentes trazido pela Jaraguá Bahia, conta com estações meteorológicas instaladas na propriedade que fornecem dados em tempo real. Outra capacidade do sistema é a utilização de imagens de satélite para que o produtor acompanhe o andamento da plantação. Neste caso, podem ser detectadas manchas ou desconformidades na lavoura, o que indica a ocorrência de pragas e outros problemas. Outra tecnologia trazida pelo representante New Holland para a Bahia Farm Show está no pulverizador SP3500 Defensor, uma solução para lidar com oscilações climáticas e janelas ainda mais curtas em uma safra e outra. O equipamento tem sistemas de distribuição programáveis capazes de controlar o fluxo de produtos aplicados e evitar a sobreposição da aplicação.

No estande da Agrosul - John Deere, o destaque é o conjunto composto pela plantadora DB74 Exact Emerge, tracionada pelo trator 9520 RX articulado. A máquina dispõe de sensores que evitam a sobreposição de sementes e controla o fluxo da plantação. Com suporte de tecnologia GPS, o equipamento trabalha velocidade de até 16 km/h. As características desse conjunto renderam ao Brasil o recorde mundial, pela plantação de 543 hectares de algodão no período de apenas 24 horas, na Fazenda SLC Palmares, em Luís Eduardo Magalhães (BA), de acordo com informações divulgadas pela John Deere. A empresa oferece ainda um Centro de Suporte a Operações que fornece informações obtidas por meio do satélite, aos agricultores, sobre o funcionamento das máquinas e a produtividade.

A Maxum Máquinas expõe na Bahia Farm Show o Advanced Farming Systems (AFS) Connect, que é um sistema de tecnologias voltado para o produtor, com a capacidade de oferecer relatórios durante a realização do trabalho das máquinas, para subsidiar a tomada de decisões. O projeto dispõe da instalação de uma torre de celular, em parceria com operadoras de telefonia, propiciando, por meio da tecnologia 4G, a condição de conectividade geral, ligando máquinas e trabalhadores à central. Além da troca de dados e informações via celular, a propriedade passa a ter o funcionamento de celulares para todos os integrantes do empreendimento em um raio de 15 quilômetros.  

As tecnologias elétricas também fazem parte da nova geração de dispositivos empregados na agricultura de precisão. Um exemplo de avanço nessa área está disponível no estande da Jumil. A plantadora 8090 Terra passou a contar com o Selenium, um equipamento elétrico que ao ser acoplado à estrutura do implemento, permite, com um simples ajuste, a definição do espaçamento para o plantio de soja, milho e algodão – de 38cm a 76cm – sem a necessidade de desmontar e montar. A vazão dos defensivos, a uniformidade da aplicação e a pressão aplicada são controladas eletronicamente com suporte da comunicação via satélite.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura