Banco CNH Industrial e Case IH apoiam projeto literário de inclusão social no MT

Conviver para Conhecer leva livros didáticos infantis com a temática de inclusão para escolas públicas

20.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Joyce Brito

Em novembro, a CNH Industrial, através das marcas Banco CNH Industrial e Case IH inicia no estado do Mato Grosso um novo trabalho de investimento social, chamado Conviver para Conhecer. O projeto produziu quatro livros infantis, que abordam questões relacionadas às pessoas com deficiências físicas e também  viabilizam oficinas de contação de história para os professores, dando a eles ferramentas para trabalhar o assunto da diversidade e inclusão nas escolas de forma didática, visando também estimular essa discussão entre as crianças.

Conviver para Conhecer é um dos poucos materiais didáticos do Brasil que destaca a realidade das pessoas com deficiência e os coloca como protagonistas, conteúdo que vai ao encontro da diversidade presente diariamente nas escolas.

Serão distribuídas 1.355 coleções com quatro livros (totalizando 5.420 livros),  onde 325 são para o professor/educador e os demais serão destinados para as bibliotecas das escolas públicas em quatro cidades do Mato Grosso: Várzea Grande,  Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis.

O Mato Grosso é estratégico para a companhia pela forte presença de concessionários da rede Case IH e Banco CNH Industrial e, por isso, a CNH Industrial também faz investimento social nesse estado.  A forma que a empresa identificou de fomentar o desenvolvimento local é por meio da educação,  foco dos investimentos sociais em toda a América do Sul. 

Para a gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial, Marianna Fernandes, apoiar iniciativas que agregam conhecimento e valores vão de encontro com  a missão organizacional da entidade e são importantes como forma de responsabilidade social. “Temos como intuito promover a conscientização sobre a importância da representatividade para a construção da autoestima e da imagem pessoal perante a sociedade, e, ainda, contribuir com a educação formal, trazendo esclarecimentos sobre a abordagem da deficiência no ambiente escolar e social, de maneira leve, lúdica e inclusiva”, diz.

A ação também é valorizada pela Case IH. “Iniciativas como essa mostram os valores da Case IH, uma empresa que valoriza a inclusão de todos. O projeto Conviver para Conhecer promove a literatura e também colabora na capacitação de professores para disseminarem a inclusão dentro da sala de aula e em outros ambientes. Todas as ações que reduzem barreiras, valorizam a diversidade e ampliam o conhecimento são bem vistas pela Case IH", afirma Eduardo Penha, responsável pelo Marketing da Case IH.

O Banco CNH Industrial é patrocinador do projeto, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Renovarte Produções Culturais, que realizou parceria com as secretarias municipais de educação das cidades beneficiadas para fazer a distribuição dos livros por escola e também reunir educadores para realizarem a oficina de contação de história. O investimentos sociais da CNH Industrial na América do Sul são focados em educação que possam contribuir para o desenvolvimento local de uma forma ampla. Por isso, a empresa apoia iniciativas que agregam conhecimento e valores humanos, como é o caso do projeto Conviver para Conhecer.”Ele dissemina a literatura inclusiva para novos públicos, porque capacita professores para trabalharem o tema da inclusão em sala de aula e, por outro lado, transforma os alunos em multiplicadores ao compartilharem esse aprendizado a família, amigos e comunidade, reforçando o respeito às diferenças. Essa é uma contribuição valiosa para as relações humanas que almejamos ter no futuro." Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América do Sul.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024