Barra do Choça (BA) tem dia de campo sobre banana

Boas Práticas Agrícolas para o Cultivo da Bananeira é o tema do evento que acontece na Bahia

18.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

Boas Práticas Agrícolas para o Cultivo da Bananeira no Polo de Produção de Barra do Choça, BA. Este é o tema do dia de campo que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nos dias 18 e 19 de abril. O evento tem como parceiros a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra do Choça.

Entre os principais problemas dos produtores do município localizado no Centro-Sul da Bahia destacam-se a sigatoka-amarela, uma das mais importantes doenças da bananeira, e a baixa produtividade da cultura. “O evento pretende repassar informações técnicas sobre as boas práticas agrícolas de campo para auxiliar os agricultores no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade dos frutos”, afirma Herminio Rocha, supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Programação

Na segunda, dia 18, das 14h às 18h, acompanhados por pesquisadores da Embrapa, técnicos da Adab e da secretaria, os participantes fazem uma visita técnica às áreas de produção do município, que é terceiro maior produtor do estado, perdendo apenas para Bom Jesus da Lapa e Wenceslau Guimarães.

Na terça-feira, dia 19, acontece o dia de campo, com três estações apresentadas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura – Manejo de solo e nutrição da bananeira (Ana Lúcia Borges), Manejo cultural da bananeira (Marcelo Lima Bezerra) e Manejo de pragas da bananeira (Zilton José Maciel Cordeiro) – e uma, sobre defesa vegetal e o trânsito de banana (mudas e frutos), por Alessandro da Silva Oliveira, fiscal estadual agropecuário da Adab.

Produção baiana

O Estado da Bahia está entre os maiores produtores de banana do país, alternando com São Paulo a condição de maior produtor nacional. O polo de Barra do Choça possui aproximadamente 800 produtores de banana cultivando em condições de sequeiro e com nível tecnológico ainda baixo variedades do tipo Prata, Terra e Cavendish (bananas d'água).

As estatísticas de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o município de Barra do Choça tem uma área plantada de 3.500 hectares, produção de 87.500 toneladas anuais e produtividade de 25 t/ha, maior do que as médias baiana (15,18 t/ha) e brasileira (14,53 t/ha). Quanto ao clima, é uma região de transição entre caatinga e zona da mata, mas com predomínio do semiárido, com estação seca de inverno.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024