Basf apresenta novo sistema produtivo na cultura do arroz

Sistema de Arroz Provisia será lançado no Brasil nos próximos anos e foi apresentado durante o XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

12.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Roberta Silveira

A BASF prepara o mercado para o lançamento do Sistema de Arroz Provisia durante o XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. A empresa é líder em tecnologia para a rizicultura, com o desenvolvimento de traits de tolerância a herbicidas (biotecnologia), sementes e portfólio completo para proteção do cultivo.

Sistema de Arroz Provisia deve chegar ao Brasil nos próximos anos, beneficiando os agricultores. A tecnologia foi lançada nos Estados Unidos em 2018. Com um arroz não modificado geneticamente (não OGM), o sistema permite que os agricultores apliquem com segurança o herbicida de amplo espectro para controle de plantas daninhas em pós-emergência, incluindo as resistentes à acetolactato sintase (ALS) e ao arroz vermelho.

Com a novidade, os rizicultores poderão utilizar diferentes mecanismos de ação de herbicidas para um manejo mais sustentável. O novo sistema produtivo vem para complementar o manejo de plantas daninhas realizado atualmente com o uso do Sistema de Produção Clearfield - tecnologia da BASF com mais de 77% de adoção nas áreas irrigadas no Brasil.

“Há quinze anos, o Sistema Clearfield revolucionou a produção de arroz no Brasil, tornando viável o cultivo do grão em áreas tomadas pelo arroz vermelho. Mais uma vez, a Basf posiciona-se na vanguarda do mercado e anuncia uma nova tecnologia para deixar o manejo ainda mais eficiente e rentável. O Sistema Provisia vem contibuir para a longevidade da lavoura e o legado dos rizicultores do país”, afirma Vitor Bernardes, gerente de Marketing de Arroz e Trigo da Basf.

A Basf orienta o agricultor na utilização dos sistemas produtivos para arroz em alternância com o cultivo da soja, para o manejo eficiente de plantas daninhas que resulta em lavouras com mais rentáveis. A oferta de tecnologias é possível com o investimento anual de € 900 milhões em pesquisa e desenvolvimento para a Divisão de Soluções para Agricultura. 

O manejo correto da lavoura do arroz, com rotação de sistemas e de cultivos, será apresentado pela Basf durante o XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado realizado de 13 a 16 de agosto em Balneário Camboriú (SC).

Mais informações sobre o evento no site.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024