Basf apresenta programa que auxilia o produtor de batatas no Peru

O programa Allin Kawsay contribui com o desenvolvimento social da região produtora e promove negócios rentáveis na cadeia de valor

18.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Manoela Machado

A BASF, empresa química, lançou o programa Allin Kawsay, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos produtores de batata do Peru, por meio da promoção de boas práticas agrícolas que possibilitem um melhor desempenho do cultivo.

O Programa

Allin Kawsay significa bem-estar ou bem viver e teve como ponto de partida o estado de Huánuco, considerado o pioneiro na produção de batata no Peru. Trata-se de um projeto de valor compartilhado que contribui com o desenvolvimento social, promovendo paralelamente negócios rentáveis na cadeia de valor.

Luis Fernando Martínez, diretor da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF na América Latina, ressaltou que grande parte da população que vive nas comunidades alto andinas da serra central do Peru são de pequenos produtores de batata que estão mais isolados dos grandes centros urbanos. Com o programa Allin Kawsay, a BASF busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, aumentando e melhorando a produção dos seus cultivos por meio de soluções inovadoras que vão além do manejo fitossanitário.

Programa Sustentável

 O programa é feito em parceria com entidades governamentais como os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru e o Instituto Nacional de Inovação Agrária. A BASF também buscará estabelecer parcerias estratégicas com o setor privado em áreas que gerem um maior acesso ao mercado e, consequentemente, agregue valor à produção.

“Queremos que o Allin Kawsay tenha vida própria. Há algumas fases adicionais do programa que buscam agregar valor à colheita. Temos que participar no grande mercado nacional, e para isto, precisamos de investimento. Nós, na BASF, somos os criadores do programa, mas este é um trabalho no qual todos temos que participar; e estamos abertos para receber quem queira contribuir e compartilhar”, destacou Luis Fernando Martinez.

Comunidade 

O programa foi planejado com uma metodologia específica para facilitar o acesso aos agricultores que moram de forma dispersa. Após um acompanhamento detalhado, a BASF conseguiu identificar 30 Amautas, chamados assim por sua atribuição de líderes agricultores em sua comunidade. Eles receberam treinamento e foram os responsáveis por transmitir aos pequenos produtores as informações sobre o Allin Kawsay, fomentando assim o interesse da comunidade em participar do programa.

Posteriormente, os agricultores receberam capacitação sobre boas práticas agrícolas envolvendo técnicas de plantio e colheita que já estão em expansão nas comunidades.

Etapas do programa

Mais de 3500 agricultores das províncias de Pachitea, Ambo, Yarowilca, Huánuco e Chinchao receberam treinamento durante a primeira fase do programa.

O Allin Kawsay está no início da sua segunda etapa e tem a meta de ser replicado para outros estados peruanos. A expectativa é de capacitar aproximadamente 13 mil agricultores, podendo chegar a 26 mil agricultores capacitados durante a terceira e última etapa do projeto.

Allian Kawsay em números

- Um agricultor de batata treinado pelo programa Allin Kawsay pode aumentar e melhorar a sua produção em aproximadamente 50%, podendo chegar, inclusive, a duplicá-la.

- 600 agricultores de batata participam nesta segunda etapa. O plantio ocorreu entre os meses de setembro e outubro deste ano. 

- A colheita será entre os meses de março e abril de 2018. Nesse período o programa divulgará os resultados obtidos pelos agricultores. 

- Participam do programa agricultores das províncias de Ambo, Pachitea, Yarowilca, Huánuco e Chinchao.

- Ao término do programa, a estimativa é impactar um terço do total de agricultores de batata da Região Huánuco, que conta com aproximadamente 75 mil agricultores de batata.

 

Cultivo de batata no Brasil

Em 2018, a Basf apresentará um projeto para o cultivo de batata no Brasil. O programa tem o objetivo de aumentar a competitividade da produção de batata e deve envolver todos os elos da cadeia. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024