Basf apresenta resultados de novo bionematicida

Votivo Prime é uma solução biológica com efeito contra nematoides e também na indução de crescimento da parte aérea e das raízes das plantas

20.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar

A Basf apresentou nesta quarta-feira (20/10) resultados do seu novo bionematicida e indutor de crescimento de raízes Votivo Prime. O produto, à base de Bacillus firums, já está disponível no Brasil em sementes da marca tratadas industrialmente para comercialização.  

Indicada para controle de nematoides nas culturas de soja, algodão, milho, arroz, trigo, sorgo e amendoim a nova solução biológica também se destaca pelo efeito promotor de crescimento da parte aérea e da raiz. 

Bacillus firums forma um filme em torno das raízes jovens, interrompendo a comunicação dos nematoides, que ficam desorientados. Também libera enzimas que inviabilizam os ovos da praga. “O produto confunde a comunicação do nematoide com a raiz e o leva a morte por inanição”, explica o Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Sergio Abud.

Outra característica importante de Bacillus firums consiste na produção de fito-hormônios que induzem o enraizamento das plantas. Dessa forma o produto favorece o desenvolvimento inicial e o sistema radicular, auxilia o vigor, contribui para tolerância a estresses abióticos, além de reduzir a porta de entrada de doenças nas raízes com consequente melhora nos índices de produtividade.

O gerente sênior de Tratamento de Sementes da Basf, Luis Henrique Feijó, destacou a compatibilidade e sinergia do Votivo Prime com outros produtos químicos e biológicos. Também apresentou dados de aumento de produtividade com a aplicação de Bacillus firums, mesmo em áreas sem a presença de nematoides.

Em 413 áreas de soja comparativas a campo, na safra 2020/21, a Basf aferiu aumento de 3,8 sacas/hectare com a adição de Bacillus firums. A produtividade medida de 77,8 sacas por hectare chegou a 81,6 sacas por hectare no manejo com o uso do produto. 

No que se refere ao manejo de nematoides Feijó destacou a importância também da adoção de outras medidas integradas, como prevenção, uso de variedades resistentes, rotação de culturas e plantas de cobertura. 

As sementes tratadas com Votivo Prime também estarão disponíveis nas marcas Credenz e Soytech em soja, Lidero em arroz e FiberMax na cultura do algodão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024