BASF apresenta tecnologias e tendências na Feiplastic 2017

A BASF vai participar da Feira Internacional do Plástico, Feiplastic 2017, levando soluções em Materiais de Performance, Dispersões e Pigmentos, Químicos Industriais (poliamidas) e Aditivos para Plásticos. A feira

24.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ligia Cerdeira

“A Feiplastic já se consolidou como uma oportunidade importante para a troca de informações com o mercado, para estreitarmos o relacionamento com nossos parceiros e, principalmente, para levarmos novas tecnologias e tendências para as indústrias onde o plástico está presente”, afirma Murilo Feltran, gerente de marketing de Materiais de Performance da BASF. “A BASF tem entre seus pilares a inovação e a sustentabilidade e oferece soluções que agregam essas características aos negócios de seus clientes”, completa.

O portfólio abrangente e inovador da BASF atende às mais variadas indústrias, como de embalagens, construção, automotiva, bens de consumo, mineração, óleo e gás, entre tantas outras. As principais soluções por indústria são:

Monofilamentos

As poliamidas para monofilamentos UltramidB, Ultramid C possuem características de maciez, transparência e resistência e são utilizadas na produção de fios e redes de pesca, cortadores de grama, cordas e cordéis.

Embalagens

Entre as novidades está o Ultramid C37LC, uma copoliamida para aplicações de filme e monofilamento, como linhas de pesca de maior diâmetro (long lines), por exemplo. Permite fabricação de filme retrátil para embalagens de alimentos, eliminando a adição de poliamidas amorfas, proporcionando uma produção mais enxuta e eficiente. Os filmes produzidos com Ultramid® C37LC têm uma baixa cristalinidade e são significativamente mais macios e mais transparentes do que os feitos de copoliamida convencional. Há ainda as poliamidas para extrusão Ultramid B, Ultramid C, aplicadas na produção de filmes para embalagens de alimentos frescos e processados devido à sua resistência mecânica e barreira contra oxigênio e aromas, o que aumenta a durabilidade dos produtos.

O bioplástico versátil ecovio, é formado por polímeros biodegradáveis e compostáveis, que podem ser aplicados em embalagens e na agricultura. Tem elevado desempenho, com comprovada compostabilidade e formulação com conteúdo de fonte renovável. Pode ser processado nos equipamentos convencionais de moldagem de polietileno, ser impresso e soldado.

Os termoplásticos amorfos de elevado desempenho da linha Ultrason, indicados para diversas aplicações, são transparentes, de elevada resistência térmica. Sua ampla gama de propriedades permite o uso em peças de altíssimo requisito técnico. Possui alta resistência mecânica e rigidez, excelente comportamento ao fogo e isolamento elétrico, entre outras propriedades.

Também farão parte do portfólio apresentado na Feiplastic os pigmentos que seguem os requisitos técnicos e regulatórios para aplicações sensíveis, ou seja, que tenham contato com alimentos, medicamentos ou brinquedos, O novo pigmento orgânico Paliotol Yellow K 1750, por exemplo, é completamente livre de halogênio, possui excelente valor de coloração e alta estabilidade térmica.

Transportes

Os plásticos estão ganhando popularidade entre os materiais usados para produzir peças automotivas devido a sua vantagem de baixo peso, versatilidade no design do projeto e custos mais baixos. Para garantir a manutenção da aparência e durabilidade com proteção contra a ação dos raios UV e o envelhecimento térmico, há a nova geração de HALS metilados da BASF, da área de aditivos para plástico. O Tinuvin 880 proporciona uma resistência aos raios UV, bem como uma estabilidade térmica drasticamente melhor, crucial para aplicações em interiores. Ele também é projetado para melhorar as propriedades secundárias, eliminando defeitos como deposição no molde e pegajosidade superficial, mesmo em materiais que contenham anti-risco.

A família de poliamidas Ultramid se destaca por suas excelentes propriedades mecânicas, como resistência ao impacto e rigidez e pode ser aplicada amplamente na indústria automobilística, na fabricação de coletores de admissão de ar, maçanetas, pedais, sistemas de arrefecimento e ar condicionado e invólucros de airbags, por exemplo. Além disso, tem elevada resistência química e a altas temperaturas de trabalho, além de fácil processabilidade.

A área de Materiais de Performance também oferece uma ampla linha de resinas termoplásticas moldadas por injeção, extrusão ou sopro, tecnologias para a fabricação de todo tipo de peças para a indústria automotiva. São materiais com alta estabilidade dimensional e resistência às altas temperaturas. Há, inclusive, versões reforçadas com fibra de vidro. Podem ser usados na fabricação de peças do compartimento do motor, interior, sistemas elétricos e eletrônicos, resultando em veículos mais leves, mais seguros e com maior eficiência energética. Além do Ultramid há as linhas de produtos Ultradur (PBT), Ultraform (POM) e Elastollan (TPU).

Os sistemas de poliuretano também têm sido amplamente utilizados em peças e partes de veículos para conforto térmico e acústico. São volantes, para-sol, forros de teto, bancos, painel de instrumentos, apoios de braços, encostos de cabeça, isolantes acústicos de cabine, isolamento termoacústico em ônibus e caminhões, entre tantas outras possibilidades. As linhas Elastoflex, Elastopor, Elastoskin, Elastofoam e Elastonat, garantem materiais de alta leveza e com excelentes propriedades físicas e mecânicas que promovem versatilidade, funcionalidade e elevada durabilidade.

Por fim, para a impermeabilização, proteção e melhoria do desempenho da caçamba de caminhonetes picapes, há revestimentos de poliuretano, poliureia ou híbrido, aplicado in situ em spray, da linha de produtos Elastocast. É resistente ao ataque químico, à corrosão e à abrasão, elevando sua durabilidade e reduzindo custos de manutenção.

Construção

Fibras e fitas utilizadas em inúmeras aplicações, como têxteis técnicos para a indústria da construção, geotêxteis, isolamento de telhados, estruturas de barreira, tapetes, têm de suportar condições climáticas severas, como exposição prolongada à luz UV, variação de temperatura e poluição. Os convertedores também são confrontados com desafios da fabricação industrial, como problemas de processamento. Para vencer esses desafios, a BASF lançou recentemente o estabilizante de luz de alto desempenho Tinuvin XT 55, que garante ainda excelente desempenho de custo, proporcionando ajuste da dosagem de outros componentes da formulação. Este aditivo HALS de última geração permite que a linha de produção funcione sem interrupções, oferece durabilidade superior e estabilidade de cor, entre outras propriedades. Pode ser aplicado também na produção de monofilamentos de poliolefinas e fitas para telas de sombreamento, andaimes, geotêxteis e big bags.

Os sistemas de poliuretano, como o Elastopir e Elastospray, são utilizados como isolante térmico na fabricação de painéis ou aplicados in loco em forma de spray e atendem requisitos das normas brasileiras de segurança ao fogo. Estas soluções contribuem para a eficiência energética superior numa ampla gama de sistemas construtivos, diminuindo o consumo de energia com ar condicionado ou aquecimento, e melhorando o conforto térmico dos ambientes. Podem ser usados em painéis modulares e coberturas para câmaras frias, celeiros e galpões, residências, shopping centers, grandes superfícies, armazéns, fábricas, entre outras construções.

Para pisos drenantes, o Elastopave é um sistema de poliuretano com até 87% de permeabilidade - funciona como aglutinante para unir pedras e cascalhos, formando superfícies resistentes, duráveis e que impedem o empoçamento da água.

Bens de consumo

Para a indústria de calçados, sistemas de poliuretano macios e duros e poliuretanos termoplásticos (TPU) são aplicados na fabricação de solas, entressolas, palmilhas, entre outras partes para calçados esportivos, casuais e de segurança (linhas de produto Elastopan, Elastollan e Infinergy. Promovem leveza, ergonomia, flexibilidade, resistência à abrasão, propriedades dielétricas, antiestáticas e antimicrobianas em substituição a materiais como borrachas e cortiças.

Os plásticos de engenharia e sistema de poliuretano termoplástico das linhas Ultramid (Poliamidas 6 e 6.6), Ultradur (PBT), Ultraform (POM) e Elastollan(TPU), são moldados por injeção, extrusão ou sopro para a fabricação de todo tipo de peças para o setor de bens de consumo. São materiais com alta estabilidade dimensional e resistência às altas temperaturas, disponíveis, inclusive, em versão reforçada com fibra de vidro. Podem ser usados na fabricação de artigos de cutelaria, cadeiras (incluindo peças técnicas, rodas e braços), ferramentas, cápsulas de café, componentes automotivos, entre outros.

Indústria de Refrigeração

A BASF também disponibiliza as linhas Elastocool e Elastopor, que são sistemas de poliuretano rígido para fabricar refrigeradores comerciais e de uso doméstico, como freezers e geladeiras. Formulados com agentes expansores que não afetam a camada de ozônio, também promovem eficiência energética.

Indústria de mineração

Para a moldagem de peças para a separação mecânica (peneiras, raspadores, revestimentos internos de tubulação, entre outros) de diversos materiais das indústrias de ferro e carvão, há os sistemas de poliuretanos das linhas Elasturan, Elastocast e Elastocoat. Por sua alta resistência à abrasão, as peneiras fabricadas com estes materiais apresentam elevada funcionalidade e durabilidade.

Indústria de petróleo e gás

As linhas Elastopor, Elastoshore e Elastocoat são sistemas de poliuretano rígido para o isolamento térmico e proteção de tubulações offshore contra a corrosão e a pressão.

Indústria elétrica e eletrônica

A poliamida Ultramid B27 HM 01 é aplicada no recobrimento de fios e cabos elétricos, principalmente nos países que requerem a aprovação UL 94. Possui características técnicas de estabilidade térmica, resistência mecânica, química, ao impacto e à abrasão, além de alto brilho superficial.

Já as resinas termoplásticas moldadas por injeção, extrusão ou sopro Ultramid, (Poliamidas 6 e 6.6), Ultradur (PTB), Ultraform(POM) e Elastollan (TPU), podem ser aplicadas na fabricação de todo tipo de peças para a indústria elétrica e eletrônica. São materiais com alta estabilidade dimensional e resistência às altas temperaturas, também disponíveis com reforço de fibra de vidro. Podem ser aplicadas em tomadas elétricas, conectores, revestimento de cabos, esteiras, engrenagens, rodízios, materiais hospitalares, e diversas peças de equipamentos industriais.

Pigmentos

A nova marca de pigmentos da BASF, Collors & Effects oferece soluções para aplicações sensíveis, com atenção para toda a cadeia produtiva até o usuário final; as preparações pigmentárias, que além de permitirem um processo produtivo mais limpo, também oferecem diversos outros benefícios como soluções tailor made, melhor dispersibilidade e baixa torção, além dos pigmentos de efeito, de altíssima performance com excelentes resistências. São pigmentos que promovem efeito de branco mais branco, furta-cor, cores metálicas sem metal, perolados, entre outras possibilidades.

Vale destacar que a BASF segue rigidamente as normas mundiais ambientais e tem produtos baseados em matérias-primas de sua própria mina para extração de mica (localizada nos Estados Unidos), zelando pela sustentabilidade da cadeia produtiva com uma operação completamente livre de trabalho infantil, seguindo normas sociais e laborais internacionalmente reconhecidas.

Outra solução são os novos pigmentos funcionais pretos Lumogen Black e Sicopal Black. Como se sabe, a elegância que os tons pretos e escuros proporcionam ao visual de um produto podem trazer um problema, por conta do aumento da temperatura causada pela absorção de radiação solar. Quando formulado com os cool pigments, em substituição ao negro de fumo, impedem o aquecimento indesejado dos tons escuros, cortando quase pela metade o efeito da luz solar. Podem ser aplicados em plásticos para o interior e exterior.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024