BASF auxilia o agricultor no controle de uma das principais plantas daninhas da lavoura de arroz

O arroz vermelho pode provocar perdas significativas de grãos por safra.

09.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Manoela Machado

As primeiras análises da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 2017/18 do arroz indicam que a produtividade pode ter uma redução de 3,8% em relação à última safra. A mesma tendência pode ser verificada na estimativa de produção, em que os números apontam para redução entre 3,8% a 4,7% em relação à safra passada.  

Para assegurar uma boa colheita, o produtor deve ficar sempre atento à presença do arroz-vermelho, uma das plantas daninhas mais devastadoras da lavoura de arroz, que pode provocar perdas significativas por safra se o manejo não for feito corretamente.

A BASF, entendendo a importância do cultivo para a agricultura brasileira, oferece o Sistema de Produção Clearfield para um controle eficiente do arroz-vermelho e de outras importantes plantas invasoras.

A tecnologia combina a aplicação dos herbicidas Only e Kifix, a utilização de sementes certificadas e a adoção do Programa de Monitoramento nas lavouras. O manejo adequado contribui para a preservação e longevidade do Sistema de Produção Clearfield e para a sustentabilidade das lavouras de arroz.  

“O Sistema de Produção Clearfield, permite ao produtor otimizar seus recursos e melhorar a qualidade e produtividade das lavouras. Se não tivéssemos desenvolvido essa tecnologia, certamente grandes áreas de cultivo de arroz estariam inviabilizadas devido a ocorrência do arroz vermelho”, destaca Helio de Souza Cabral, gerente de Marketing Arroz da BASF.

Para um melhor desempenho e sustentabilidade do sistema, a BASF recomenda rotacionar o sistema, uma vez que é indicado utilizá-lo por até 2 safras consecutivas na mesma área e, após esse período, intercalar com arroz convencional ou até mesmo outras culturas. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024